Assembleias decidem se greve dos petroleiros continua

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

No 20º dia da greve dos petroleiros, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos indicam suspensão provisória da paralisação “para acumular forças na negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST)”.

O indicativo, no entanto, não siga o fim da paralisação. Segundo os sindicalistas, a greve está mantida até a decisão de assembleias que ocorrem nesta quinta-feira (20).

Reunidas na quarta-feira (19), no Conselho Deliberativo da FUP, as direções sindicais de todo o país indicaram a suspensão provisória da greve para que a Comissão Permanente de Negociação da FUP possa participar, na sexta-feira (21/2), da negociação no TST, junto com representantes do Ministério Público do Trabalho. De acordo com o indicativo, a greve será mantida, caso não haja avanços na mediação feita pelo tribunal.
“O momento é de acumular forças para buscar o atendimento da pauta de reivindicações que a gestão da Petrobras tem se recusado a negociar. Estamos vivendo uma das mais importantes e simbólicas greves da história recente do país, garantimos a suspensão das demissões na Fafen-PR (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, também chamada de Araucária Nitrogenados SA — Ansa) e conquistamos a abertura de um processo de negociação mediado pelo TST. Esses fatos refletem a importância da maior greve que a categoria já realizou desde maio de 1995”, afirmou Devyd Barcelar, diretor da FUP.

Conforme a federação, a categoria petroleira segue mobilizada em defesa dos empregos, contra o que chamam de desmonte do Sistema Petrobras e por preços justos para os derivados de petróleo.

“A interrupção da greve está condicionada ao avanço da gestão da empresa na negociação com os trabalhadores, para que seja garantido o cumprimento da Cláusula 26 do Acordo Coletivo de Trabalho, segundo a qual a Araucária Nitrogenados se compromete a não promover despedida coletiva ou plúrima sem prévia discussão com o sindicato.”

Ato em SP

Na tarde desta quinta-feira (20/2) será realizado, em São Paulo, um grande ato em solidariedade aos petroleiros, em defesa da Petrobras e da soberania nacional, informou a FUP. “A manifestação está sendo convocada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com concentração no vão do Masp, às 16h30”, de acordo com a federação

Mais lidas

Luisa Stefani: Top 10 com o BRB ao seu lado
Cursos gratuitos no Senac-DF
Seu Jorge surpreende: Fone de ouvido futur...
...