Beijar à força na boca é crime, previna-se

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Beijar alguém à força, passar a mão sem consentimento, xingar ou ameaçar é crime e pode resultar em até cinco anos de prisão.
Ainda assim, no Carnaval, as denúncias de violência sexual contra mulheres chegam a aumentar em 20%. É o que dizem os dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Carnaval#EUDECIDO

Segundo a promotora Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público paulista e idealizadora da cartilha Carnaval#EUDECIDO, é a ideia de que a mulher que participa da festa está disponível a investidas que naturaliza o assédio.

“Em 2016, uma pesquisa do Data Popular com 3,5 mil brasileiros de 146 cidades revelou que para 61% dos entrevistados, uma mulher solteira que vai pular carnaval não pode reclamar de ser cantada; para 49%, bloco de carnaval não é lugar para mulher ‘direita’.”

No Carnaval as violências aumentam em razão desse machismo naturalizado, como se o fato de uma mulher dançar carnaval, consumir álcool ou usar fantasia fosse uma “carta branca” para violências. Isso tem que mudar.”

Entenda o que é importunação sexual 

Desde 2018, investidas caracterizadas como assédio levam o nome de importunação sexual. Segundo Scarance, basta que a vítima não tenha concordado com o “sinal avançado” para que exista o crime. E não é só “roubar” um beijo na boca com esfregar o corpo sem consentimento: cantadas pornorgráficas e xingamentos após receber um não também configuram assédio.

“Se houver força ou ameaça para a prática do ato  sexual, o crime é mais grave:  estupro, com pena de 6 a 10 anos de prisão. Se a pessoa abusada for menor de 14 anos, estiver inconsciente, desacordada ou não puder oferecer resistência, há estupro de vulnerável, com pena de 8 a 15 anos de prisão.

Fui assediada. E agora? 

– Entrar em contato com a organização do evento do bloco.

– Ligar para a Central 190 caso o crime esteja acontecendo no momento ou para a Central 180 se quiser fazer a denúncia um tempo depois do ocorrido.

– Se possível, registrar imagens do assediador

– Registrar marcas e sinais de abuso, como hematomas na pele.

– Registrar um boletim de ocorrência em qualquer Delegacia de Polícia ou na Delegacia da Mulher. Você pode pedir medidas de proteção e sigilo de seus dados. Com informações do R7.

 

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...