Boris Johnson, alinhado a Trump, a favor do Brexit, é novo primeiro-ministro britânico

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Ele substitui Thereza May que se desgastou bastante até sair em meio à crise em torno do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, nomeado Brexit

Boris Johnson foi eleito líder do Partido Conservador britânico e, por consequência, primeiro-ministro do Reino Unido, de acordo com o resultado da eleição interna da legenda, divulgado nesta terça-feira (23).

Johnson, que era o favorito para suceder Theresa May, concorria contra o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em um processo eleitoral que tinha começado no último mês junho após o anúncio da renúncia da premier devido à crise do Brexit.

Nas últimas semanas, os 160.000 filiados conservadores votaram nestas eleições internas, depois que os deputados do partido realizaram várias rodadas de votação para ir eliminando os candidatos – um total de 10 – até que restassem dois.

Segundo os dados apresentados nesta terça-feira pela legenda, Johnson recebeu 92.153 votos, frente aos 46.656 de Hunt, enquanto a participação se situou em 87,4%.

Após ser proclamado líder conservador, em um evento que aconteceu no centro de conferências Queen Elizabeth II, em frente ao Parlamento de Westminster, Johnson agradeceu o “serviço” dedicado por Theresa May ao partido e ao Reino Unido.

Em um apaixonado, mas muito breve discurso, o novo líder conservador garantiu que “unirá” o Reino Unido, ao qual pretende passar “a energia e o espírito de que podemos fazer as coisas”.

Além disso, agradeceu aos membros da sua legenda pela extraordinária “honra” que lhe conferiram.

Redação

Mais lidas

Desvendando a regularização: Live com Terr...
Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
...