Brasileiro perdeu 43 bi de milhas vencidas em 2019. Confira como usar pontos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Cidadãos brasileiros nunca acumularam tantas milhas no cartão de crédito como no ano passado.

Foram 235,2 bilhões de pontos em 2019, segundo dados do Banco Central. Isso dá mais de mil milhas por brasileiro. Apesar de ter acumulado como nunca, o estoque de milhas caiu porque muita gente não conseguiu usar os pontos no prazo e quase um quinto dessas milhas simplesmente venceu.

Números do Banco Central mostram que o número de pontos do cartão de crédito perdidos porque simplesmente venceram saltou 39% em um ano. Ao todo, foram 43,6 bilhões de milhas jogadas no lixo. Esse volume de pontos seria suficiente, por exemplo, para emitir cerca de 1,8 milhão de bilhetes de ida e volta entre Recife e São Paulo, conforme simulação para datas em novembro. Ou seja, daria para levar toda a população da capital pernambucana para conhecer São Paulo.

Atualmente, há mais de 150 milhões de pessoas cadastradas em programas de bonificação, como dos cartões e das companhias aéreas, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).

Das milhas acumuladas, os clientes conseguiram converter 173,7 bilhões de pontos que viraram algum tipo de prêmio no ano passado, seja uma passagem aérea, transferência para programas das companhias aéreas, uma cafeteira ou torradeira.

Em 2020, a pandemia trouxe um problema: muitos clientes não conseguem converter pontos em viagens aéreas por causa das restrições impostas pela Covid-19. Esse problema fez a entidade do setor sugerir algumas possibilidades para você usar os pontos e não perder as milhas:

– Viagens futuras: mesmo quem estiver com receio de voltar a voar pode resgatar passagens aéreas em datas vários meses à frente. A adoção de regras mais flexíveis pelas companhias aéreas facilita a troca das datas no futuro

– Crédito combustível: essa troca pode significar um alívio no orçamento do motorista. Isso porque, é possível usar as milhas para abastecer o carro, por exemplo.

– Produtos para casa: com a quarentena, mais brasileiros foram à cozinha e é possível aproveitar pontos para trocar em eletrodoméstico, eletroeletrônico ou item de decoração. Essa alternativa, porém, é criticada por alguns especialistas em milhas. O argumento é que a troca “sai muito barata” – ou seja, a taxa de conversão das milhas seria prejudicial ao consumidor.

– Doações: é possível usar os pontos para ajudar. Atualmente, praticamente todos os programas de bonificação oferecem a possiblidade de converter milhas em ajuda a entidades sociais. Com informações da CNN Brasil.

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...