Coronavírus: Guedes pede para empresários esperarem o “passaporte para imunidade”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Em vídeo conferência com empresários do varejo, neste sábado (4) o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que o período de isolamento continuará, e depois da aplicação de testes em 40 milhões de brasileiros por mês, a volta ao trabalho será liberada, gradativamente.  Ele classificou os testes de  “passaporte para imunidade”, mas só após essa fase de isolamento. 

 

Segundo ele, os kits de testes rápidos já estão chegando ao  Brasil. O governo poderá ter mais segurança sobre os dados do contágio, e no futuro, poderá planejar a volta gradativa da atividade econômica no país. Mas ele reiterou que isso só vai acontecer após a fase atual de isolamento social.

“Já mandei pro ministro Mandetta, já mandei pro chefe da Casa Civil, Braga Netto, já mandei pro presidente Bolsonaro a publicação. São 40 milhões de testes por mês. Ou seja, você tem um passaporte da imunidade. Veja bem. Isso não é agora. Agora nós estamos em isolamento. Nós já estamos planejando uma saída, como sair lá na frente, do período de isolamento. Primeiro estamos nessa primeira onda”.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, aprovou a estratégia e será alternativa para proteger os profissionais da saúde.

“Queremos  que o profissional de saúde, se ele tiver doente, se ele estiver com sintomas, ele vai ficar isolado, ele pode sair do isolamento um pouco mais cedo, se a gente tiver a confirmação de que ele está imunologicamente, com segurança imunológica para enfrentar, pra ele sair de casa e voltar pro trabalho”, observou.

Anticorpos

Gabbardo explicou como será o processo para a volta da população após os testes. “Vamos ter uma parte da nossa população, que já vai estar apresentando esses anticorpos e ela pode circular livremente pela sociedade”, disse.

“Ela pode ter contato com idoso, ela pode ter contato com a criança, ela pode ir na escola, ele pode ir pro trabalho, porque ela não vai mais ter a possibilidade de transmitir a doença, por que ela já teve e não existe pelo menos até o momento nenhuma comprovação, que alguém possa ter uma reinfecção”, completou Gabbardo.

Encargos trabalhistas

O ministro da Economia disse que a retomada econômica, ocorrerá com investimento em cabotagem, em infraestrutura, em educação, saúde e geração de emprego, e extinção de encargos trabalhistas, que são armas de destruição em massa de empregos. Ele também enfatizou que é preciso combater a desorganização da produção econômica.

“É importante nós mantermos a economia respirando”, segundo Guedes, porque senão a velocidade de volta ficará muito lenta.

Guedes destacou que enquanto as atividades precisam continuar paradas, a área econômica quer manter os empregos, contratos e a estrutura da cadeia produtiva.

Mais lidas

Vice da CLDF destaca ações contra violênci...
Vice-presidente Ricardo Vale: Compromisso ...
Sesc + Pop no Guará: Imperdíveis atrações ...
...