Coronavirus: Rio prorroga isolamento social por 14 dias

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, prorrogou por 15 dias as medidas de isolamento social, com determinações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus no Estado, que terminariam na terça-feira (31), com base no decreto que tinha publicado no dia 17 de março.

 

Conforme tinha prometido na sexta-feira (27), o governador publicou no Diário Oficial do Estado um outro decreto com a prorrogação das medidas para reduzir a movimentação e aglomeração de pessoas no estado.

O decreto de dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus por causa da situação de emergência em saúde. O governador justifica a prorrogação pela necessidade de atualizar as medidas diante das mortes já confirmadas e do aumento de contaminados.

Ele acrescentou que a omissão do Estado poderia gerar um grave transtorno à saúde coletiva e a responsabilização dos seus agentes e do próprio Rio de Janeiro.

Confira como ficam os serviços nos municípios do Estado:

Aulas

As aulas continuam suspensas, sem prejuízo do calendário recomendado pelo Ministério da Educação, nas escolas das redes pública e privada de ensino e nas universidades.

Transportes

A circulação de transportes intermunicipais de passageiros que liga a Região Metropolitana e a cidade do Rio de Janeiro continua proibida. A exceção é para trens e barcas, que operam sob restrições definidas pelo governo estadual para atender a serviços essenciais nos trajetos entre os municípios da Região Metropolitana e a capital.

Já nos transportes interestaduais ainda não foi permitida a circulação para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e demais estados em que foram anotados casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus.

Servidores

Todos os servidores e empregados públicos ou contratados por empresas que prestam serviço passam a ser considerados casos suspeitos, caso apresentem sintomas como febre ou sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta, cefaleia, dificuldade de respirar e prostração.

Quem estiver nessa situação deve seguir os protocolos de atendimento específico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Eventos

Também devem permanecer fechados os cinemas, teatros e foram mantidas as proibições de visitas às unidades prisionais, inclusive as íntimas. A entrada dos advogados deve seguir orientação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Estão proibidas ainda as visitas a pacientes diagnosticados com a covid-19, internados em rede pública ou privada.

Mensagens

No domingo (29), o governador postou uma mensagem no seu perfil no Twitter informando que netsa segunda assinaria decreto renovando as medidas restritivas. “Essa decisão é baseada na avaliação da OMS e das autoridades sanitárias. Não desafie o coronavírus. Não siga atitudes impensadas e descoladas da realidade”, disse.

Mais lidas

Presidente da câmara aciona PF: Escândalo ...
Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
...