Forte terremoto de magnitude 7.1 sacode Califórnia nos EUA

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

À 0h19, horário de Brasília, deste sábado, teve epicentro a 17 quilômetros de Ridecrest, localizada a 250 km de Los Angeles. Uma pessoa ficou levemente ferida, segundo Corpo de Bombeiros

 

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu neste sábado (6) o sul da California, tornando-se no mais forte a atingir a região nas últimas horas, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês).

O tremor ocorreu a uma profundidade de 0,9 km, às 20h33 (horário local, 0h19 de Brasília, no sábado) e o epicentro foi localizado a 17 quilômetros de Ridgecrest, uma cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, a 250 quilômetros de Los Angeles, onde o abalo sísmico foi sentido.

O Corpo de Bombeiros do condado de San Bernardino informou através do Twitter que o terremoto deixou “deslizamentos de terra, rachaduras em fundações e muros de contenção destruídos”. Canalizações de água e esgoto também foram rompidas. Após o tremor, ainda foram registrados incêndios provocados por vazamentos de gás. Uma pessoa ficou levemente ferida, pelo menos até fechamento deste texto.

Mais de 100 tremores abalaram essa área nos últimos dez dias, sendo o deste sábado o maior desde o terremoto de magnitude 6,4 registrado na manhã de quinta-feira (4).

A sismóloga do Instituto de Tecnologia da Califórnia Lucy Jones afirmou que fazia tempo que o estado não registrava um fenômeno como o desta quinta. “A última vez que tivemos um terremoto no sul da Califórnia acima da magnitude 6 foi em 1999. A década anterior teve cerca de 8 de magnitude 6, então este foi quieto e anormal.”

Estes terremotos ocorridos nas últimas horas são os maiores registrados nos últimos 20 anos no sul da Califórnia desde o 7,1, em 1999, conhecido como Hector Mine. Tanto o terremoto ocorrido há 20 anos como os atuais foram registrados em zonas rurais da Califórnia com pouca população. Com informações de agências internacionais.

Redação

Mais lidas

Luisa Stefani: Top 10 com o BRB ao seu lado
Cursos gratuitos no Senac-DF
Seu Jorge surpreende: Fone de ouvido futur...
...