GDF vai implementar ônibus autônomo na Esplanada dos Ministérios

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Projeto prevê veículo sem motorista com capacidade para 100 passageiros. Montadoras investem forte nesse segmento de transportes

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) quer que a capital seja primeira cidade inteligente da América Latina.

O GDF planeja colocar um ônibus autônomo, sem a necessidade de motorista, para levar 100 passageiros no trajeto pela Esplanada dos Ministérios. O contrato com a empresa que desenvolve a tecnologia deve ser fechado nos próximos 60 dias. Em seguida, o ônibus será trazido para Brasília.

As poucas curvas e vias espaçosas da Esplanada configuram o ambiente para o teste do ônibus. A cidade resolveu antecipar previsões de especialistas. Um estudo da Rethink X estima que, até 2030, cerca de 95% de cada quilômetro rodado será por um veículo autônomo.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Brasília, Gilvan Máximo, destaca que esse será apenas o começo de uma proposta a ser levada para todo o Distrito Federal.

“Os próximos encontros servirão para conhecer a tecnologia. Será um projeto piloto para avaliar a expansão posteriormente. O ônibus será completamente autônomo, sem a necessidade de motorista ou qualquer outro funcionário. O software já foi desenvolvido, e o trajeto simples da Esplanada é ideal para testá-lo”, conta.

Máximo diz que não está autorizado a revelar o nome da empresa escolhida, até que o contrato esteja fechado. Mas o coletivo deve começar a circular ainda neste segundo semestre.

“Não estamos medindo esforços para avançar nessa tecnologia. Vamos ser a primeira cidade a testar a internet 5G, que é muito mais rápida do que a comum. Câmeras inteligentes, de reconhecimento facial, serão espalhadas pela cidade. E tudo isso estará interligado para mudar a rotina dos moradores do DF”, complementa o secretário.

Montadoras investem

Quatro anos atrás, na cidade alemã de Hannover, a Mercedes-Benz apresentou ao mundo, em um evento para milhares de convidados, o mais ambicioso e revolucionário projeto da história da companhia: o Future Truck 2025.

O protótipo era de um caminhão completamente autônomo, que dispensava o motorista para acelerar, frear, fazer curvas de qualquer ângulo e percorrer mais de 12 horas pelas estradas europeias sem qualquer parada.

Além da Mercedes, outras montadoras de veículos pesados investem, como a Volvo. Com informações do Correioweb e Estado de Minas.

Mais lidas

Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
Detran-DF no Brasília Bike Camp: Educação ...
Anvisa mantém proibição de cigarros eletrô...
...