Gilmar quer julgar recurso de Lula este ano

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Defesa sustenta que Moro foi parcial em condenações de Lula.

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal declarou, neste domingo (17), em entrevista ao jornal Clarín, que espera, ainda este ano, julgar o recurso de defesa do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva contra as condenações impostas ao petista pelo então juiz federal Sergio Moro.

“É importante que (o recurso de Lula) seja analisado. Certamente o que surgirá no debate é se as razões que estão ali [expostas] são suficientes ou se vamos poder usar aquilo que está nas informações do The Intercept. Espero que seja ainda neste ano”, afirmou Gilmar Mendes.

A defesa do petista acusaSergio Moro, hoje ministro da Justiça, de atuação parcial no julgamento do petista. Sobre isso, o ministro declarou que foi o próprio Moro quem colocou sua atuação sob questionamento ao aceitar um cargo no governo de Jair Bolsonaro.

“Quem se colocou sob questionamento foi o próprio ministro da Justiça, quando optou por deixar o cargo de juiz e assumir uma função governamental servindo a [Jair Bolsonaro] que derrotou as forças de oposição e que é beneficiário, de alguma forma, de suas decisões”.

O recurso de Lula contra Moro está sendo julgado pela Segunda Turma do STF, formada por 5 dos 11 ministros do tribunal. O caso começou a ser julgado em dezembro, mas teve o julgamento interrompido por um pedido de vista de Mendes. Por isso, para que a análise seja retomada, é preciso que o ministro devolva o processo para julgamento.

Mais lidas

Transforme sua saúde: Bioimpedância acessí...
SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Pr...
França e União Europeia preocupadas com a ...
...