Ministério da Segurança Pública tem novo cenário que poderá mudar ideia de Bolsonaro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O presidente Jair Bolsonaro está para definir quem será o novo titular do novo mistério da Segurança Pública, pasta que será recriada. Nesta tarde de quinta-feira (4), ao retornar para ao Palácio do Alvorada, falou com jornalistas rapidamente. Há dois cotados para assumir a nova pasta, que deverá ser implementada após esse momento de pandemia, no final do ano, provavelmente.

Mais cedo, Bolsonaro esteve reunido com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. Ele confirmou para os jornalistas que se reuniu com Torres. Questionado pelos plantonistas da imprensa, pelo ex-deputado Federal, Alberto Fraga, um dos cotados a assumir a nova pasta, Bolsonaro disse que “tinha mais gente com ele (Anderson) que eu não sei o nome”. Assim, o presidente desconversou.

O que o Tudo OK Notícias apurou é que há um dos cenários que também poderá ser determinante, pelo presidente da República quanto às mudanças na Esplanada dos Minitérios.

Primeiramente, Fraga estava bastante prestigiado com apoio da “Bancada Bala”, como é conhecida a Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Ele emplacaria no Ministério da Segurança Pública. Tanto representantes da bancada quanto o ministro Jorge Oliveira foram levar para essa reunião o nome de Alberto Fraga, amigo de Bolsonaro de muito tempo.

Nas últimas horas e após Bolsonaro se reunir com o secretario da Segurança do governador Ibaneis Rocha, o policia federal Torres passou a ser forte candidato a ocupar a cobiçada cadeira no ministério a ser criado após passar a pandemia.

Influência de Ibaneis

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha,  tem estreitado bastante a relação com Bolsonaro.

O que o próprio presidente fez hoje, além de tratar da renovação da habilitação, comparando a outras escolhas para o ministério da Saúde, por exemplo, foi conversar em particular com Torres, que assim passou a ser forte candidato ao novo cargo. Há quem aposte que o fato de Bolsonaro ter conversado com Torres poderia ser uma sondagem.

Sabe-se também que Fraga viajou para um sítio de sua propriedade, o que costuma fazer às quintas ou sextas-feiras. O que pode soar estranho para alguém que é amigo do presidente, mas pode não ser escolhido, como de outras vezes cotado para assumir a nova pasta.

Um outro cenário é o seguinte: O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, sairia e no lugar entraria Fraga. Então, Bolsonaro convocaria Anderson Torres para ficar no ministério da Segurança Pública. O qual tem a indicação de peso do governador Ibaneis Rocha.

Em compasso de espera

Evidentemente, Bolsonaro poderá definir nos próximos dias, mas dada a intempestividade do chefe do executivo, não se descarta que o nome seja revelado neste fim de semana, mais tardar, segunda-feira próxima. Em compasso de espera.

Vale lembrar que a função do Ministério da Segurança Pública será integrar as forças de segurança de estados e municípios. Com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal o Departamento Penitenciário poderia ficar na alçada do Ministério da Justiça.

Agenda de Bolsonaro desta sexta

O presidente confirmou, à entrada do Palácio do Alvorada no fim desta tarde, que estará em Águas Lindas-GO na manhã desta sexta-feira (5). Irá inaugurar o primeiro hospital federal com 200 leitos, ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Depois, de acordo com o próprio presidente, haverá uma reunião com dez pastores, com a presença do pastor Silas Malafaia na coordenação. “Não sei se vou poder falar alguma coisa. Amanhã quem vai mandar a partir das 16h às 17h será o Silas Malafaia, a pauta é dele.

 

Mais lidas

Desvendando a regularização: Live com Terr...
Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
...