Moro prorroga por seis meses permanência da Força Nacional na Papuda

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, prorrogou por mais seis meses o uso da Força Nacional de Segurança Pública na área da Penitenciária Federal de Brasília. A portaria que regulamenta a ação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27). O governador do Distrito Federal continua contrariado com a decisão de manter líder de facção criminosa preso na Papuda no DF.

As tropas atuam no presídio desde fevereiro de 2019. O envio dos agentes de segurança ocorreu semanas antes de o Executivo transferir quatro condenados de chefiar uma facção criminosa paulista para a penitenciária federal em Brasília.

Agora, o novo prazo para o reforço no patrulhamento começa a contar a partir do dia 9 de março e é válido até 4 de setembro. O planejamento será definido pelo governo federal, e o uso dos agentes poderá ser novamente prorrogado, se necessário.

O documento determina o emprego da Força Nacional em “apoio ao Departamento Penitenciário Nacional”. As regras divulgadas não citam, no entanto, quantos servidores serão mobilizados.

Trecho da publicação no DOU desta quinta-feira (27) — Foto: Imprensa Nacional/Reprodução

Foto: Imprensa Nacional/Reprodução

A penitenciária, considerada de segurança máxima, possui 208 celas em 12,3 mil m² de área construída (veja detalhes abaixo). O espaço é monitorado 24 horas por agentes penitenciários e por um circuito de câmeras em tempo real.

Críticas do governador

Em março do ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) criticou a transferência de Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, e outros três presos para Penitenciária Federal de Brasília.

Na gravação, Ibaneis disse que o DF não foi feito para abrigar detentos de facções criminosas. “Esses bandidos precisam de isolamento. Não é a seis quilômetros do Palácio do Planalto que vamos ter esse isolamento. Brasília é a capital da República e é assim que deve ser tratada”, afirmou. “Quero deixar claro meu repúdio a essa atitude do ministro Sérgio Moro, que traz para a cidade [esses presos] que tem que ser protegida.” Com informações do G1.

Ibaneis critica transferência de chefes de facção criminosa para Brasília

Ibaneis critica transferência de chefes de facção criminosa para Brasília

Mais lidas

Desvendando a regularização: Live com Terr...
Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
...