Moro sobrevoa a Fortaleza dos PMs amotinados

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante entrevista coletiva, para divulgar o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de 2019.

 

Moro havia anunciado a presença na capital cearense apontando: “É tempo de superar a crise e serenar os ânimos. Servir e proteger acima de tudo.”

O ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, sobrevoou nesta segunda-feira, 24, Fortaleza, palco de motins de policiais militares desde o dia 18.

O ministro da Defesa Fernando Azevedo e o advogado-geral da União André Mendonça também estão na capital do Ceará para acompanhar a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em curso no Estado por determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Estado recebeu nesta semana 300 agentes da Força Nacional e de 2 500 do Exército para reforçar a segurança.

Os ministros se reuniram com o governador Camilo Santana (PT) para debater ações para garantir a segurança da população.

Em seu Twitter, Moro havia anunciado a presença na capital cearense apontando: “É tempo de superar a crise e serenar os ânimos. Servir e proteger acima de tudo.”

O movimento paredista no Ceará teve início por falta de acordo dos PMs com o governo do Estado quanto à reestruturação salarial

A proposta de reajuste anunciada pelo governo do Ceará no dia 13 de fevereiro estabelecia aumento o salário de um soldado da PM dos atuais R$ 3,2 mil para R$ 4,5 mil em reajustes progressivos até 2022.

A proposição foi comemorada por parte da categoria como conquista, mas um grupo permaneceu insatisfeito.

Os envios dos agentes da Força Nacional e do Exército foram determinados, respectivamente, pelo ministro Moro e pelo presidente Jair Bolsonaro a pedido de Camilo Santana, após o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) ter sido baleado em Sobral, interior do Estado, quando tentou furar um bloqueio de amotinados a bordo de uma retroescavadeira.

No sábado, 22, o governo do Estado publicou uma relação de 60 policiais militares suspensos das funções por envolvimento na rebelião da Polícia Militar.

 

Estadão Conteúdo

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...