Pela primeira vez, Câmara do Rio devera cassar governador

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Por 24 votos a 0 a Comissão da Alerj votou por unanimidade o prosseguimento do processo de impeachment do governador Wilson Witzel nesta tarde de quinta (17).

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira, por 24 a 0, em dar continuidade no processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson WitzelRodrigo Bacellar (SDD), relator do caso, leu seu parecer favorável à admissibilidade do processo no início desta tarde.

Eram necessários 13 votos para a aprovação da continuidade do processo, já que há 25 membros na comissão especial. Com licença médica por covid-19, o deputado João Peixoto não participou da votação.

Entendo ser imperioso o prosseguimento do processo de impeachment para que os fatos sejam esclarecidos. O seguimento do processo é o caminho mais benéfico para o Estado do Rio de Janeiro. Ante os fatos e fundamentos apresentados, deve a Alerj dar prosseguimento de impeachment? A meu sentir, não existe outra resposta senão a de que o processo de impeachment deve prosseguir”, concluiu o relator, citando indícios de crime de responsabilidade por parte do governador Wilson Witzel.
Próximos passos do impeachment de Wilson Witzel:
– O resultado da votação desta quinta-feira será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira.

– A partir da próxima segunda-feira, 21, começa a contar o prazo de 48 horas para o parecer ser inserido na pauta da Alerj.

– O documento deve ser votado na quarta-feira, 23, mas a votação pode levar mais de um dia.

– O texto elaborado na votação é publicado no Diário Oficial.

– Se o resultado for favorável ao afastamento do governador, o Tribunal de Justiça é convocado para formar um tribunal misto com cinco desembargadores e cinco deputados.

– Com o tribunal formado para analisar a cassação do mandato de Witzel, o governador fica afastado por até 180 dias (atualmente, ele já está fora do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça).

 

 

Mais lidas

Desvendando a regularização: Live com Terr...
Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
...