PF diz que tem evidências robustas de doações irregulares da Odebrecht a Renan

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A Polícia Federal concluiu que há “evidências robustas” de que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) recebeu doações eleitorais irregulares da Odebrecht. O parlamentar foi submetido a extração de pequeno tumor no rin, nesta segunda-feira (14)

Em relatório entregue ao Supremo, os investigadores concluíram que o senador recebeu R$ 600 mil da empreiteira na campanha de 2010 sem declarar a quantia à Justiça Eleitoral. De acordo com a PF, foi cometido o crime de caixa dois.

“Há elementos concretos e relevantes no sentido da existência de materialidade e autoria dos crimes investigados no presente inquérito, encontrando-se presentes indícios suficientes de que o senador José Renan Vasconcelos Calheiros cometeu o crime previsto no art: 350 do Código Eleitoral, na modalidade caixa 2″, concluiu a delegada da PF Rejane Nowicki.

Segundo as investigações, Renan recebeu o dinheiro em duas parcelas, em 20 de agosto e em 15 de setembro de 2010. A PF afirma que os repasses foram viabilizados por um doleiro, que entregou as quantias ao senador num hotel de Maceió.

O relatório está no gabinete do relator do inquérito, o ministro Marco Aurélio, que deve agora enviá-lo à Procuradoria-Geral da República, que decidirá como proceder.

A defesa de Renan disse que ainda não teve acesso ao relatório.

Tumor no rin direito

Renan acaba de deixar o hospital írio Libanês, em São Paulo, onde foi operado para a extração de um pequeno tumor no rim direito. A informação foi publicada pelo jornalista Tales Faria do UOL. Renan não sabe ainda se o tumor era maligno ou benigno.

O médico, Publio Viana, mandou o material para biópsia e o resultado ainda não saiu Renan deu entrada no hospital na última quarta-feira para exames de rotina, quando foi detectado o tumor.

Por conta do pós-operatório, embora passe bem, sem nenhum problema segundo sua assessoria, o senador não deverá participar da convenção para oficializar o candidato de seu partido a prefeito de Maceió. Trata-se do ex-procurador Alfredo Gaspar, cuja campanha Renan vem apoiando com afinco contra a campanha do deputado JHC (PSB-AL), o qual conta com o apoio do ex-governador Ronaldo Lessa.

Mais lidas

Reforma tributária: Desafios e oportunidad...
Arthur Lira destaca desafios políticos em ...
Estudo da Netlab revela que 36% das contas...
...