Ibaneis e Bolsonaro garantem aumento salarial das forças policiais do DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

De acordo com comissão política, há mais de uma década não havia reajuste ou recomposição salarial para as categorias de PCs, PMs e bombeiros do Distrito Federal (DF).

 

*Larissa Azevedo

A Medida Provisória (MP) nº 971/2020, que concede reforma salarial a policiais e a bombeiros do Distrito Federal, foi aprovada pelo Senado Federal na terça (22).

O governador do Distrito Federal,  Ibaneis Rocha, envidou todos os esforços para que houvesse reajuste maior possível, dentro das possibilidades, para as categorias. Inclusive se aproximando do presidente Jair Bolsonaro ,indo ao Palácio do Planalto para conseguir que saísse a importante reivindicação das categorias. Dos últimos governadores que passaram pelo Buriti, nos últimos dez anos, Ibaneis Rocha foi o único que se empenhou com habilidade e logrou êxito na missão de conceder recomposição salarial das forças policiais, consideradas as melhores do Brasil.

O reajuste garante 25% na Vantagem Pecuniária Especial (VPE), para policiais militares e bombeiros, e 8% a todos os policiais civis do DF. Por não ter ocorrido emendas, será promulgada e passa a vigorar como lei, afirma a Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com o secretário da pasta, Anderson Torres, a aprovação é uma demanda antiga e importante para a classe.

 

Secretário de Segurança Pública do DF agradece a senadores por terem entendido
a relevância do reajuste de salários de policiais e bombeiros. Diário do Poder/Reprod.

 

“Agradeço o empenho dos deputados e dos senadores, que entenderam em sua maioria a importância desse pleito para a segurança pública do DF. Essa é uma vitória das corporações e da sociedade do DF. Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por nos dar todo o suporte para que isso acontecesse”, completou.

Agilidade no processo

No início de setembro, o relator do projeto na Câmara, deputado federal Luís Miranda, se reuniu com o secretário de segurança e com os chefes das forças de segurança para garantir rapidez ao processo.

Uma década sem mudanças na remuneração

Segundo o senador Izalci Lucas, depois de muita luta, a MP foi acatada. Pois, durante mais de 10 anos, não houve mudança salarial das classes de segurança pública.

Senador Izalci Lucas afirma que MP foi acatada após muita discussão.
Foto: Agência Senado / Reprodução

 

“A mudança ainda é muito pouco. A reposição para os policiais civis estava prevista para ser de 37%, mas foi apenas 8%. Não houve esforço do GDF para que a reforma salarial fosse aprovada”, explica.

Impacto da inflação dos últimos 10 anos

Em entrevista ao Tudo OK Notícias, o deputado Luis Miranda afirmou que “a Polícia Civil, por exemplo, teve perda salarial de aproximadamente 60% por causa da inflação da década”.

 

Luis Miranda acredita na importância do reajuste salarial 
de policiais e bombeiros. Foto: Câmara Legislativa/Reprodução

 

Para o político, era importante consolidar esse reajuste, justamente por causa da inflação, que acabou encolhendo o salário dos PMs, PCs e bombeiros. “A bem da verdade, o que houve foi uma recomposição salarial, isso porque eles estão há anos sem aumento”, destacou.

Ainda segundo Luis Miranda, a mudança também trará reflexos positivos à população no atendimento de suas demandas, porque se trata de um incentivo e reconhecimento ao trabalho desenvolvido todos os dias por policiais e bombeiros.

“A nossa segurança pública não parou em nenhum momento durante esta pandemia. Precisamos valorizar nossa segurança pública. Sem eles, um comerciante não pode deixar seu estabelecimento aberto até tarde, um pai de família sai para trabalhar de madrugada e precisa contar com sua segurança”, complementou.

*Estagiária com supervisão de Maurício Nogueira

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...