Severino Cajazeiras é elo entre demandas da comunidade e secretarias do GDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por Josiel Ferreira 

O papel da inédita Secretaria de Atendimento à Comunidade do Governo do Distrito Federal (GDF) é intermediar as demandas da sociedade com os órgãos respectivos na busca de soluções. Trata-se da primeira secretaria de estado com essa função no Brasil.

O titular da Pasta Severino Cajazeiras explica, nesta entrevista ao Tudo OK Notícias que como são recebidas as reivindicações afeitas ao dia-a-dia das pessoas. Tais como faixas de pedestres, iluminação pública, quebra-molas entre outras. E, claro, o tratamento atencioso com as demandas da população.

Mas o diferencial é que Cajazeiras faz contato direto como secretário responsável por atender ao pedido da comunidade. Envolve um trabalho conjunto como os demais órgãos do GDF e, inclusive, das administrações regionais do Distrito Federal.

Ele conta que para o governador Ibaneis Rocha é, humanamente, impossível atender a todos as pessoas, por mias popular que seja e goste de estar bem próximo ao povo. Daí a necessidade de uma secretaria estar à disposição da comunidade para proporcionar respostas mais eficazes às demandas das pessoas que vivem no DF.

Confira abaixo a entrevista do secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras:

 

Tudo OK Notícias – Secretário, qual a finalidade da Secretaria de Atendimento à Comunidade?

Severino Cajazeiras – Essa Secretaria de Atendimento à Comunidade é uma ideia do governador Ibaneis Rocha. Ele visitou todas comunidades do Distrito Federal independente das estruturas. Teve suas propostas aceitas e foi eleito.

Filho de pais piauienses de origem humilde, o governador gosta de estar mais próximo do povo. Ao chegar ao primeiro dia no Palácio do Buriti, ele constatou a necessidade de acolher as demandas das pessoas que o procurava desde o primeiro dia.

O chefe do Executivo gosta de abraçar as pessoas. E fica quase impossível humanamente um governador, prefeito ou até um presidente, por mais popular que seja, não consegue atender todas as pessoas que o procura.

E caso elas não sejam atendidas pelo próprio governador serão atendidas por um secretário de Estado que encaminha as suas reivindicações. Ninguém vai lá pedir o céu, as estrelas, o mar ou até Terra, vão pedir coisas normais -, uma parada de ônibus, faixa de pedestre, passarela, linda de ônibus, iluminação pública, quebra-molas, coisas que afetam o dia a dia da população.

A pessoa leva sua demanda e encaminho para pasta de origem e entro em contato com o próprio secretário da pasta. Têm coisas que resolvemos com um simples telefonema ou por mensagem de WhatsApp. Outras precisam de acompanhamento devido ao processo.

E todos têm ajudado nas ações, os secretários, dirigentes de órgãos e os administradores regionais. Essa é uma determinação do governador de ouvir o povo.

Foi nesse sentido que o governo criou a primeira Secretaria de Atendimento à Comunidade do Brasil com status de Secretaria de Estado para humanizar o governo, recebendo a sociedade, verificando suas demandas, os anseios e as reivindicações delas.

Tudo OK Notícias – O senhor se considera o braço direito do governador Ibaneis Rocha? Principalmente, ouvindo as demandas da população?

Severino Cajazeiras – Braço direito não vou dizer. Vou dizer que sou um grande colaborador do governador.

Ele gosta que as tarefas sejam feitas com rapidez, seriedade, sabedoria acima de tudo e humildade.

As pessoas que chegam aqui são tão humildes que desconhecem seus direitos [exemplo] Defensoria Pública -, muitas delas vivem abaixo da linha de pobreza, muitas não têm como contratar um profissional de direito.

Eu e minha equipe recebemos todos tipos de pedidos e o governador em campanha sempre falou que o povo estava sofrendo e precisava de acolhimento e digo: faço isso com toda minha força e vontade em solucionar todos os pleitos.

Tudo OK Notícias – Secretário como o senhor encaminha as ações de atendimento da população?

Severino Cajazeiras – Quando consigo resolver por telefone já dou a resposta para pessoa daquele encaminhamento ao vivo e a cores e dou baixa no encaminhamento. Aquela que fica pendente ela é separada, depois despacho pleito e encaminho para autoridade que vai resolver, seja secretário, dirigente de órgão ou para administrador regional.

Tudo OK Notícias – Então o senhor trabalha em parceiras, principalmente, com as administrações?

Severino Cajazeiras – Sim. O governo tem que estar sempre em sintonia. Ibaneis sempre fala que um buraco que vemos na rua não é problema somente do secretário de Obras, do presidente da Novacap e administrador regional. Ele é problema do secretário de educação, secretário de fazenda, secretário de transporte o problema é do governo como um todo. É nosso problema. Um tem que ajudar o outro. Não é fulano de tal cheio de vaidade – quem fez, foi o povo – porque é o povo que está precisando daquele serviço, daquela atividade. O governo não faz mais que sua obrigação em resolver aquele problema que esteja afetando a comunidade.

Tudo OK Notícias – Secretário o governo vai fazer dois meses, o senhor já tem o número de demandas atendidas e dessas demandas quantas já foram resolvidas?

Severino Cajazeiras – Contabilizamos 738 pessoas atendidas com suas reivindicações.  Algumas precisam de tempo, outras já foram encaminhas e aguardam respostas. Mais da metade foram solucionadas.

Como secretário minha maior felicidade são que todos os pedidos sejam realizados e nenhum fique pendente.

É de interesse de o governo acolher todas as necessidades das lideranças comunitárias, prefeituras de quadra, associações de moradores, sindicatos, organizações de classe, quem achar que tem uma demanda seja de que tamanho, vamos dar um tratamento especial, pois elas têm a mesma importância para o governo em termos de satisfação da comunidade.

Não tenho ficado somente em gabinete. Participo de reuniões de Conselho de Segurança, prefeituras comunitárias, Conselho de Desenvolvimento, Associações de feirantes, ouvindo as necessidades para serem resolvidas o mais rápido possível.

Para você ter uma ideia não tomei posse oficial somente administrativamente. Ainda não tive uma posse para dizer à sociedade que existe uma secretaria de atendimento à Comunidade. A intenção de Ibaneis é colocar nas administrações regionais.

Tudo OK Notícias – A Secretaria de Atendimento à Comunidade, hoje, atende no Buriti. Ela vai ter um local definitivo?

Severino Cajazeiras – Hoje, estamos atendendo provisoriamente no térreo da sala 08 do Palácio do Buriti, uma parte do administrativo está funcionando no anexo do Buriti no 17º. Vamos transferir logo que fiquem prontas as reformas das salas da estação do metrô da 114 Sul.

Provavelmente, a gente fique com uma sala para gabinete para atender um dia ou dois da semana e, efetivamente, continuar atendo também no Buriti.

O acesso fica mais fácil tanto por ônibus quanto metrô e carro.

Tudo OK Notícias – Quantas pessoas fazem parte da sua equipe?

Severino Cajazeiras – Temos, hoje, comigo oito pessoas no gabinete. A secretaria está sendo formada agora. Criamos o CNPJ, nessa semana, para que ela comece com sua plenitude de funcionar e atender bem à população e honrar a confiança que o povo depositou no governador Ibaneis Rocha.

Temos a honra de trabalhar de braços dados de mãos dadas. E, quando a população achar que isso não estiver se verificando, ela pode nos procurar também e não confundir a Secretária de Atendimento à Comunidade como uma ouvidoria. A ouvidoria continua funcionando do mesmo molde que existe, a nossa secretaria é de atendimento pessoal e, às vezes, até mesmo por telefone se atende aquela demanda da comunidade.

Tudo OK Notícias – O senhor tem trabalhado em parceria com a Câmara Legislativa?

Severino Cajazeiras – Sim. Um parlamentar é um representante do povo. Merece respeito. Foi eleito pela sua comunidade. O próprio governador tem dado uma atenção muito especial aos deputados distritais.

Enquanto secretário de Estado não vou dar chá de cadeira para um representante do povo. A ordem, na minha secretaria – quando chegar um parlamentar seja de que partido for– é para interromper a reunião e dizer que tem um deputado distrital, federal ou senador e ninguém mais importante para ser recebido do que a comunidade.

O governador deu essa recomendação. Ele recebe todos os parlamentares e se não receber é porque o pleito é de uma secretaria. Todos que me procuraram recebi de portas abertas.

Sabemos das dificuldades e cobranças que bate a sua porta, pois eles precisam do poder Executivo para que possa exercer bem o seu papel como representante do povo.

Tudo OK Notícias – O senhor foi candidato distrital como foi essa parceria Severino Cajazeiras e Ibaneis Rocha?

Severino Cajazeiras  – Amor e paz. Mas, amigo não deixa amigo em situação difícil.

Tudo OK Notícias – O senhor é um conselheiro do governador?

Severino Cajazeiras – Fui conselheiro da OAB. (Risos) – todo mundo sabe da minha amizade com o governador, fui vice-presidente da OAB quando Ibaneis foi presidente.

Ibaneis foi Conselheiro Federal, juntamente, comigo eleitos na mesma chapa e o respeito que um tem pelo outro. Mas, isso não me dá nenhuma regalia e nenhum privilegio em relação a outros secretários.

Na campanha 2018, até porque Ibaneis era uma pessoa nova na política, muitos estavam preocupados com a amizade entre mim e o governador [as atenções poderiam ficar somente para o Severino Cajazeiras] –  tive essa preocupação de não queimar e não afastar outras lideranças e candidatos que buscassem se aproximar do então candidato Ibaneis para apoiá-lo. Logo ele que estava precisando de maior número de apoio – exatamente, por conta disso, [eu] procurei não ficar muito colado.

Tudo OK Notícias – Como é sua relação com vice-governador Paco Britto e o secretariado?

Severino Cajazeiras – Excelente. Acho que o governador não poderia ter escolhido outro nome melhor do vice-governador Paco Britto.

O partido teve a maior votação, elegendo dois deputados e superando outros partidos nas quantidades de votos.

Paco Britto é um grande parceiro. Era presidente do meu partido à época e hoje temos o Lucas Kantonhanes atual presidente.

Tenho andado lado a lado com Paco, principalmente, nas caminhadas pelas comunidades da Estrutural, Riacho Fundo, Varjão, Samambaia, Ceilândia em vários lugares ouvindo a população. Ele tem sido muito presente nesse sentido.

Pelo que conheço do meu governador, ele gosta de uma equipe unida que trabalhe em prol da população do Distrito Federal. Foi assim na OAB e vai ser assim no seu governo.

Nós, como dirigentes, temos que dar exemplos e peço a compreensão de alguns colegas secretários de Estado. Quando ligo para um colega é para tratar das reivindicações da comunidade e muitas são solucionadas até por telefone.

Tudo OK Notícias – O governador tem cobrado resultados?

Severino Cajazeiras – Ele é muito dinâmico, cobra resultado de todos que tralham com ele. Ibaneis dá muita liberdade, não é de ficar em cima, não fica cobrando. Da liberdade com responsabilidade, mas cobra resultados. Ele não tem cobrado da minha pasta, porque tenho sido mais proativo no sentido do que ele gosta e não gosta, no termo administração tenho me antecipado. Com certeza, serei cobrado também mais à frente quando a Secretaria começar. O líder é cobrado porque ele também é cobrado.

 

Mais lidas

Deputada Carla Zambelli denunciada por inv...
Julgamento de Trump: Revelações explosivas...
PT e PL recorrem ao TSE contra absolvição ...
...