Tecnologia e sustentabilidade estão em obra de túnel em Taguatinga

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O Governo do Distrito Federal utiliza substância biodegradável para estabilizar o solo e equipamentos de última geração na obra.

 

*Larissa Azevedo

 

A obra do túnel que está acontecendo em Taguatinga (DF) emprega 1,7 mil pessoas de forma direta e indireta. Além de aço, concreto, maquinas e operários, o Governo do Distrito Federal (GDF) investe em tecnologia e técnica sustentável.

Os materiais que estão sendo utilizados não agridem o meio ambiente e são recicláveis.
Estão sendo investidos 275 milhões de reais, com recursos oriundos de contrato firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

Na fase de construção das paredes, os profissionais utilizam, para a escavação, polímeros (macromoléculas formadas por unidades estruturais menores, os monômeros, que são moléculas de baixa massa molecular), que dão suporte à estabilização do solo – o que evita desmoronamento.

“O produto é biodegradável, ou seja, não contamina o solo. Uma das principais preocupações do governo local é preservar o meio ambiente”, ressalta o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

Também são utilizados seis guindastes modernos para o processo de escavação, que atinge de sete a 20 metros de profundidade. Ágeis, os equipamentos têm 22 metros de altura, enquanto os mais antigos – da década de 1990 – vão até 18 metros.

“Não é normal para a realidade das obras de Brasília ter esse tipo de tecnologia. Estamos usando as ferramentas adequadas para uma obra desse porte.”

Secretário de Obras e Infraestutura, Luciano Carvalho

 

Usina própria

Para viabilizar e dar mais agilidade aos serviços, uma usina de concretagem está sendo montada, próximo ao canteiro de obra.

Etapas

Cumprindo o cronograma de obras, a construção das paredes segue a todo vapor. Os operários trabalham na construção das muretas guias – que, conforme o nome indica, têm como principal objetivo nortear a máquina durante o processo de execução da estrutura.

A construção das paredes do túnel é a etapa atual da obra. Foto: Agência Brasília/Reprodução

Serão quatro paredes com 1,20 metro de largura e 1,40 metro de profundidade, cada uma erguida a partir de 70 metros de escavação. A previsão é que sejam usados 90 mil metros cúbicos de concreto nessas estruturas

Alívio no trânsito

Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pela ligação subterrânea até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas comerciais e Samdu Sul e Norte.

População aprova

Pesquisa encomendada pelo GDF ouviu 915 moradores das cidades Taguatinga, Samambaia e Ceilândia e aponta que 86,9% da população aprovam a construção do túnel. Na percepção dos entrevistados, a obra vai facilitar o trânsito e o transporte na região.

Na opinião de 78,8%, os transtornos causados pela construção serão compensados assim que a obra for concluída. Para se ter uma dimensão da importância do túnel, trafegam pela via, diariamente, 135 mil veículos.

Mais lidas

Polícia desmantela golpe de clonagem de si...
Deputados criticam atuação de Pacheco
Gracyanne Barbosa: Verdade sobre o término
...