Telemedicina é boa saída para gestante manter pré-natal na quarentena

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Algumas gestantes podem ficar receosas de sair para fazer as consultas e os exames do pré-natal, por causa da Covid-19. Mas o acompanhamento deve continuar sendo feito, já que ele pode prevenir ou detectar alguma doença na mãe ou no bebê.

 

Isso não significa que o pré-natal precisa acontecer da mesma forma que antes da pandemia: a telemedicina, já aprovada pelo Congresso, é uma ferramenta.

A ginecologista e obstetra Naira Scartezzini classifica essa nova forma de atendimento como um dos “grandes trunfos” que médicos e pacientes possuem neste momento.

Na hora de realizar os exames físicos, alguns cuidados podem ser tomados, tanto pela paciente, quanto pela clínica. A gestante precisa usar máscaras e álcool em gel, enquanto os consultórios podem deixar espaços maiores entre um agendamento e outro e higienizar bem o ambiente.

A nutricionista e personal trainer Karol Ribeiro está no 4º mês de gestação. Ela conta que há dois meses está se encontrando com a médica dela por videoconferência e que em nenhum momento se sentiu desassistida.

A ginecologista e obstetra Naira Scartezzini diz que o mais importante é garantir que a gestante ficará o menor tempo possível exposta ao coronavírus. Segundo ela, ainda não existe uma resposta definitiva sobre se as mulheres grávidas estão ou não mais suscetíveis à covid-19.

O que se sabe até agora é que as gestantes que já possuíam algum problema de saúde são consideradas do grupo de risco. Com informações da Jovem Pan.

Mais lidas

Rafael Prudente assume liderança ambiental...
Deputado Pastor Daniel de Castro defende g...
Roriz Neto apresenta projeto para ampliar ...
...