Unidade Básica de Saúde (UBS) é inaugurada em Samambaia Norte, DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A estimativa é de que mais de 14 mil usuários vão ser beneficiados na cidade e região.

 

*Por Larissa Azevedo

 

Moradores de Samambaia Norte do Distrito Federal (DF) contam com mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região. A UBS 11 foi inaugurada nesta segunda (14).

Em solenidade, o vice-governador do DF Paco Britto marcou presença junto ao Secretário de Saúde Interino, Osnei Okumoto, e o Superintendente de Saúde da Região Sudoeste, Wendel Moreira.

“O GDF está empenhado em fazer obras que, realmente, atendam às necessidades da população. A meta do GDF é ampliar 100% da cobertura de Estratégia Saúde da Família”, pondera Paco.

Funcionamento

A Unidade de Saúde Básica, segundo a Secretaria de Saúde do DF (SEES-DF), já está em pleno funcionamento. A estimativa é de que mais de 14 mil usuários serão atendidos.

Regiões beneficiadas de Samambaia Norte

Morro do Macaco;

Morro do Sabão;

Zona rural.

O trabalho a ser realizado será de prevenção e promoção de saúde, afirmou Osnei Okumoto. No local, vão atuar quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal.

 

Fernando Leite, presidente da Novacap

 

Em entrevista ao Tudo OK Notícias, a Secretaria de Saúde informou que a UBS 11 vai oferecer atendimento médico, de enfermagem e de odontologia. Além disso, possui um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). A equipe da Nasf é composta por pscicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos.

 

Faremos um grande trabalho de prevenção e promoção da saúde, além de contribuir com o enfrentamento da Covid-19.

Superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Wendel Moreira

 

Administração

A gestora Claudia Nogueira destacou que mais de 40 servidores irão trabalhar no local e a unidade será uma porta de entrada e até reabilitação para pacientes.

Salto de expansão em 2020

Em nota, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou ao Tudo OK Notícias que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal dão um salto de expansão em 2020 e seguem para a terceira inauguração até o início de agosto.

“Depois da entrega de novos equipamentos na Fercal, em março, e no Recanto das Emas, nessa sexta-feira (24), será a vez de Samambaia receber um posto de assistência à população. Esses equipamentos se juntarão a cinco já em construção e a pelo menos outros 13 que estão em fase de elaboração de projeto, que devem começar a ser construídos em 2021”, explica.

Quando questionada sobre a importância da implementação da unidade, a Novacap informou que as UBSs têm a função de prestar o primeiro atendimento – chamado de classificação do risco: quando o cidadão busca o serviço público de saúde. Nelas, são oferecidos desde exames, consultas e acompanhamentos médicos até a entrega de medicamentos, a troca de curativos e a aplicação de vacinas.

O período é complicado, mas o GDF sabe que não pode parar e, por isso, investe em obras para a comunidade educacional que, consequentemente, geram empregos e movimentam a economia.”

Fernando Leite, Presidente da Novacap

“O serviço serve também para desafogar a procura de doentes pelos hospitais, já que trata de casos simples. As unidades têm auxiliado, inclusive, na primeira abordagem de pacientes com sintomas de Covid-19. Isso evita sobrecarga em hospitais, desafoga a demanda dessas unidades e mantém a conexão com toda a rede hospitalar na retaguarda”, finalizou a Companhia.

Confira mais fotos do interior da UBS:

Fotos: Salveci dos Santos – Novacap / Reprodução.

 

Mais lidas

Ronaldo Fonseca se junta ao PSD-DF
Revelações dos "Twitter Files Brasil 3" mo...
AGU solicita investigação ao STF: Caso 'Tw...
...