Como comemorar o Dia do Cliente?

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Não é fácil comemorar no Dia do Cliente, neste 15 de setembro.

Ainda mais num país em que para quem faz as compras em supermercados e acompanha escalada dos preços desde novembro do ano passado. E, claro, durante a pandemia, em abril as máquinas de etiquetas trabalharam intensamente. E, mais recentemente,  reajustes salgados de preços nas branquinhas e novas etiquetas ao longo das gôndolas e prateleiras.

Quem é atento às etiquetas, sabe muito bem a quantidade de dinheiro gasto para fazer as traumáticas compras do mês.

Mas, hoje é o Dia do Cliente. Uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com produtos e ou serviços. A data vem crescendo muito em aspecto promocional no varejo, e apresenta ótimas oportunidades para diversos segmentos. Confira!

Criação

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, são promovidas ações especiais.

A origem do Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A data foi oficializada no mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas no varejo físico, pois o mês é marcado por dois feriados no Estado.

Segundo Rego, o criador do projeto,  “a Data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos”. Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

Embora oficializado inicialmente em terras gaúchas, O Dia do Cliente já é celebrado oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?

A confusão é bastante comum, mas é importante ressaltar que são datas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de Março, e caracteriza-se pela defesa dos direitos do consumidor. A data foi oficializada mundialmente em 1985, pela Organização das Nações Unidas.

Já o Dia do Cliente nasceu de uma proposta com caráter promocional, mais orientada a homenagear os clientes. É essencial não confundir as datas, pois ambas exigem dedicação especial no planejamento, com propostas diferentes na essência.

A importância do cliente para sua empresa

A fórmula é simples, sem cliente não há venda e sem venda não há motivo para a existência de uma empresa. Por isso você deve aproveitar essa data não somente para aumentar as suas vendas nesse dia específico, mas para fidelizar os clientes.

Isso irá criar uma afinidade entre cliente e marca que, consequentemente, abrirá portas para várias outras oportunidades de fazer negócio futuramente. Mostre o quanto ele é valioso para você e mantenha contato frequente.

O que fazer para comemorar o Dia do Cliente?

Para empresas de varejo, o mais relevante é saber como elaborar ações efetivas considerando o perfil do público e a proposta da Data. É tempo de homenagear os clientes, aproveitar sua intenção de compra no Dia do Cliente.

Respeito

O respeito ao cliente tem que ocorrer todos os dias em qualquer empresa de qualquer ramo de atividade. O e-comerce que o diga. Pois patinou um pouco para conquistar a confiança dos consumidores tendo que aprimorar o processo de entrega dos produtos e conquistar clientes.

Transparencia e lealdade para com o cliente são algumas das premissas no trato com o cliente que pontuam sucesso de empreendimentos.