Melhor índice de confiança do empresário no comércio desde maio, diz CNC

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A confiança do empresário do comércio apresentou nova alta em outubro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com 121,4 pontos, o resultado é 12,7% superior ao mesmo mês de 2018 e 0,1% maior do que o aferido em setembro de 2019. Os números também são os melhores desde maio deste ano.

Na comparação anual, todos os subíndices obtiveram crescimento significativo. A satisfação quanto às condições correntes foi um dos destaques. Mesmo permanecendo no patamar mais baixo entre os subíndices (96,4 pontos), o item apresentou aumento em ambas as bases comparativas: mensal (0,3%) e anual (23,2%).

Especificamente em relação às condições atuais da economia, o crescimento frente a 2018 foi significativo: 36,6%. A variação mensal também foi positiva (0,1%). O indicador alcançou 86,9 pontos e, apesar de ter continuado abaixo de 100, terminou o mês com o maior desde maio.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, tais resultados evidenciam que as condições atuais estão melhores em relação ao último ano. “Os indicadores que medem a atividade econômica, principalmente dos setores ligados ao consumo, estão melhorando, e isso se reflete na percepção mais otimista dos empresários do comércio, que se mostraram também mais dispostos a contratar e investir”, aponta Tadros.

O indicador referente às expectativas permaneceu no maior patamar dentre os subíndices, com 161,4 pontos, mesmo apresentando queda mensal de 0,4% em outubro. Em comparação com o mesmo mês de 2019, contudo, houve alta de 8,8%.

Investimento e contratação

As intenções de investimento apresentaram variação positiva de 0,5%, representando a maior alta mensal entre os subíndices no mês e alcançando 106,4 pontos. Este é o maior nível desde dezembro de 2014. Em relação a outubro de 2018, houve aumento de 10,2%, refletindo a percepção de um ambiente melhor para os investimentos.

Entre os indicadores, destaque para a intenção de contratação de funcionários, que alcançou 131 pontos, o melhor resultado desde janeiro de 2019 e o maior patamar para um mês de outubro desde 2013. O crescimento mensal foi de 0,2%, já descontando os efeitos das contratações temporárias de fim de ano. Na comparação anual, a perspectiva de contração foi 11,4% maior em outubro de 2019. Estima-se que 75% dos empresários do comércio pretendem aumentar o quadro de funcionários em outubro deste ano, ante 64,4% no ano anterior.

O item de intenções de investimento na empresa apresentou a maior variação positiva do subíndice em outubro, tanto em relação a setembro (1,3%) quanto em relação a outubro de 2018 (12,1%). Apesar do indicador se situar abaixo de 100, registrando 96 pontos, Marianne Hanson, economista da CNC, chama atenção para o aumento percentual de empresários dispostos a investir mais: 47,9% em outubro de 2019, contra 40,8% no mesmo período de 2018. “As condições macroeconômicas mais favoráveis e a melhora nas expectativas em relação à economia e ao setor ajudam a explicar esse resultado”, afirma a economista.

Mais lidas

Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
Novos oficiais da PMDF: Prontos para o des...
...