Pagamento do PIS para trabalhadores nascidos em outubro começa hoje

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Trabalhadores nascidos em outubro podem ter direito ao abono salarial do PIS, que a Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta quinta-feira, 17. Servidores públicos com inscrição final 3 também recebem o abono do Pasep pelo Banco do Brasil.

O abono do PIS/Pasep é direito de quem, em 2018, trabalhou ao menos 30 dias com carteira assinada e recebeu, em média, até dois salários mínimos (1.908 reais na época) durante o ano. Para receber o abono, além de ter trabalhado durante o ano passado, é preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2018.

O valor do abono varia conforme o número de meses trabalhados. Recebe um salário mínimo (998 reais) quem trabalhou durante os 12 meses de 2018. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo (84 reais) e assim sucessivamente.

Quem nasceu nos meses de novembro e dezembro ou tem número final de inscrição 4 receberá o abono ainda este ano. A liberação é mensal, conforme os meses de aniversário.  Já os nascidos de janeiro a junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. O recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento.

Como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode retirar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica ou em casas lotéricas. Quem não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa.

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site www.caixa.gov.br/PIS. Para essa consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Reforma da Previdência

O abono do PIS/Pasep era um dos alvos de alteração da reforma da Previdência, porém, continuará como está após senadores aprovarem um destaque para manterem as regras.

O governo previa que o abono salarial fosse pago a trabalhadores que recebessem uma média mensal de 1.364 reais mensais. Com a alteração feita pelos senadores, o impacto fiscal da reforma diminuiu 76 bilhões de reais em dez anos, estando em 800 bilhões de reais no período, segundo estimativas do Ministério da Economia. (Veja)

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...