Queda nas vendas do varejo paulistano em maio é de 67%

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Pelo levantamento, o sistema de vendas a prazo teve queda de 57,5% no período. Já às vendas à vista registraram recuo ainda mais expressivo, de 76,4%

 

Apesar da alta sazonal de 5% puxada pelas vendas do Dia das Mães comparada a abril, medidas restritivas derrubaram o movimento ante igual período de 2019, segundo o Balanço de Vendas da ACSP.

Se por um lado a boa notícia é que as medidas restritivas de isolamento social contribuíram para diminuir os níveis de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), de outro elas também ajudaram a derrubar as vendas do varejo não-essencial

Em maio, a queda média no movimento do comércio paulistano foi de 67% comparada a igual mês de 2019, de acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Pelo levantamento, o sistema de vendas a prazo teve queda de 57,5% no período. Já às vendas à vista registraram recuo ainda mais expressivo, de 76,4%.

Na comparação com abril, o resultado foi positivo, com alta média de 5%, sendo 7,6% no movimento de vendas a prazo, e 2,4% no de vendas à vista

A alta sazonal, comum à data, foi puxada pelo Dia das Mães, registrou um resultado um pouco melhor que a Páscoa, já que o consumidor teve a opção de comprar presentes em super e hipermercados e pelo e-commerce.

Mas na comparação com maio de 2019, a queda foi brutal, segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, já que as lojas que tiveram que permanecer fechadas vêm perdendo sucessivamente as datas promocionais.

“E agora, com o início da flexibilização, elas estão tentando pôr a cabeça para fora para faturar um pouco no Dia dos Namorados”, afirma. “Mas no ritmo que está, com o aumento do desemprego e a queda na renda, talvez nem isso.”

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Estadão Conteúdo

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...