Receita Federal deflagra operação contra esquema de fraude de R$ 5 bilhões

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Receita Federal deflagrou nesta sexta (28) a Operação Fake Money para desarticular uma organização criminosa que fraudava cessão de supostos créditos para simular quitação ou compensação de tributos federais. De acordo com as investigações, o esquema gerou prejuízos de até R$ 5 bilhões e envolveu cerca de 3 mil contribuintes.

Foram presos o suposto mentor do esquema, além de empresários, advogados, economistas, consultores e contabilistas. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Segundo as investigações, as empresas supostamente de consultoria convenciam empresários a comprarem pretensos créditos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para quitar obrigações tributárias junto ao fisco. Um contrato de cessão de crédito era assinado e os fraudadores cobravam, em média, 70% do total do imposto devido.

Além disso, o grupo exigia o fornecimento de procuração eletrônica, disponibilizando total controle às declarações fiscais da empresa contratante. Dessa maneira, as declarações originais eram ratificadas com dados falsos ou débitos zerados. Em alguns casos, os fraudadores orientavam os clientes a fazerem as alterações.

O grupo ainda forjava uma comprovação da quitação para convencer os clientes do sucesso da operação. No entanto, além do valor pago aos fraudadores, os contribuintes continuavam com a dívida junto ao fisco. (Com informações da FolhaPress)

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...