Trump diz que vai retomar tarifas sobre aço e alumínio do Brasil

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na manhã desta segunda-feira, 2, no Twitter, que vai retomar as tarifas sobre aço e alumínio vindos de Brasil e Argentina. O republicano afirmou que a medida será tomada por causa da desvalorização das moedas dos dois países sul-americanos em relação ao dólar.

“Brasil e Argentina estão promovendo uma desvalorização maciça de suas moedas, o que é ruim para os nossos agricultores. Portanto, tendo efeito imediato, eu vou restaurar as tarifas sobre aço e alumínio que são importados aos Estados Unidos desses países”, escreveu Trump na rede social. Os EUA são os maiores compradores de aço brasileiro.

O real desvalorizado favorece as exportações, já que fica “mais barato” para países com uma moeda forte – como os Estados Unidos – comprar produtos brasileiros. Como VEJA mostrou em sua última edição, a desvalorização é parte da estratégia do ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, para estimular a volta dos investimentos internacionais e o crescimento do PIB.

O presidente americano ainda cobrou que o Federal Reserve, o banco central do país, tome medidas semelhantes para que, nas palavras dele, “países não tirem vantagem do nosso dólar forte para desvalorizar ainda mais suas moedas”. “Isso torna muito difícil para os nossos produtores e agricultores exportar as suas mercadorias de forma justa.”

Trump não deu mais detalhes da medida. Em março de 2018, o republicano anunciou sobretaxas de 25% sobre aço e 10% sobre alumínio de diversos países – incluindo o Brasil – para proteger a indústria americana do que ele considerava “comércio injusto” com outras nações. Em agosto do mesmo ano, o Brasil foi beneficiado por uma decisão que flexibilizou a medida, liberando da tarifa as empresas que comprovassem falta de matéria-prima no mercado interno.

Donald J. Trump

Brazil and Argentina have been presiding over a massive devaluation of their currencies. which is not good for our farmers. Therefore, effective immediately, I will restore the Tariffs on all Steel & Aluminum that is shipped into the U.S. from those countries. The Federal….

Donald J. Trump

…..Reserve should likewise act so that countries, of which there are many, no longer take advantage of our strong dollar by further devaluing their currencies. This makes it very hard for our manufactures & farmers to fairly export their goods. Lower Rates & Loosen – Fed!

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...