Campeonato Chinês terá 24 brasileiros em 2017

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A janela de transferências do futebol chinês foi fechada nesta quarta-feira com recorde de atletas brasileiros. O campeonato chinês de 2017 começará com 24 jogadores nascidos no Brasil, dois a mais do que na temporada passada. Há, inclusive, atletas da seleção brasileira, como PaulinhoRenato Augusto e Gil, e outros com passagem pela equipe nacional, como Alexandre Pato, Oscar e Hulk. Há também atletas que tiveram menos destaque no Brasil, mas que são ídolos na China, como Elkeson e Aloísio.

Renato Augusto

Revelado pelo Flamengo em 2005 e com passagens pelo futebol alemão e Corinthians, onde foi campeão brasileiro em 2015, o meia é destaque no clube. Campeão olímpico na Rio-2016, Renato segue sendo constantemente convocado e é um dos líderes da seleção brasileira de Tite.

 

Ralf

Volante marcador, Ralf começou a carreira no Impratriz, do Maranhão, mas ganhou destaque defendendo o Corinthians de 2010 a 2015. Ganhou Brasileiro, Libertadores e Mundial no clube. Chegou à seleção brasileira e chegou junto com Renato Augusto ao time da capital chinesa, no começo de 2016.

CHANGCHUN YATAI

Bruno Meneghel

Apesar do nome, não tem relação familiar com a apresentadora Xuxa. Iniciou sua carreira no Vasco em 2005 e passou por diversos times brasileiros, como Bahia, Goiás, Náutico e Criciúma. Em 2012 teve sua primeira experiência na China, jogando pelo Qingdao Jonoon. Passou ainda pelo Dalian Aerbin e saiu em 2016 para defender o Cerezo Osaka, do Japão. Ainda em 2016 foi contratado pelo time.

O jogador Marinho, do Vitória, comemora após marcar gol contra o Fluminense, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) - 28/10/2016

Marinho foi destaque do Vitória em 2016 (Buda Mendes/Getty Images)

Marinho

Destaque do Vitória no Campeonato Brasileiro de 2017, Marinho terá sua primeira experiência fora do Brasil. Iniciou sua carreira no Fluminense e passou pelo Internacional, mas nunca teve grandes chances nessas equipes. Ganhou destaque nacional no Ceará, em 2015, após uma entrevista em que não sabia que estaria suspenso com o cartão amarelo recebido. Contudo, destacou-se também pelo bom futebol e acabou contratado pelo Cruzeiro. Em 2016, voltou a se destacar jogando pelo Vitória.

 

Fernandinho

Atacante revelado no Atlético Sorocaba e com passagem no Flamengo, onde ficou por dois anos, Fernandinho chegou ao time chinês em 2015, após passagem pelo Estoril, de Portugal. Canhoto, teve pouca participação em 2016, comparado com 2015, quando fez quase que o dobro de jogos, apesar dos gols terem saído na mesma quantidade: Três em cada temporada.

Alan Kardec comemora gol do Tricolor Galo

Alan Kardec deixou o São Paulo em 2016 (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Alan Kardec

Mais famoso, o companheiro de Fernandinho no clube é Alan Kardec, atacante revelado pelo Vasco, famoso por ter ajudado no rebaixamento do Corinthians em 2007. Defendeu Santos, Palmeiras e São Paulo, com relativo sucesso. No meio de 2016 veio para o futebol chinês.

 

Hyuri

Revelação do Audax Rio (ex-Pão de Açucar), o atacante ganhou destaque nacional durante curta passagem pelo Botafogo. Seu desempenho chamou atenção do mercado chinês, que o levou para jogar no Guizhou Renhe (atual Beijing Renhe), que acabou rebaixado em 2016. Nesse período, o atacante já estava no Atlético-MG, que o contratou. Não teve grande desempenho no time mineiro e acabou voltando para a China, agora para o Chongquing Lifan, mas por empréstimo. Chegou no último dia da janela.

GUANGZHOU EVERGRANDE

Alan

Revelado no Londrina, com grande passagem pelo Fluminense, brilhou no futebol austríaco de 2010 a 2015, defendendo o Red Bull Salzburg. Desde 2015 na China, ajudou o time mais vencedor do país a conquistar muitos títulos.

Paulinho, Ricardo Goulart e Robinho foram campeões chineses

Paulinho e Ricardo Goulart, com Robinho (Divulgação)

Ricardo Goulart

Revelado no Santo André, mas com grande sucesso no Cruzeiro em 2013 e 2014, chegou ao clube em 2015 e é o craque da equipe desde então. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Chinês nas duas últimas temporadas e ainda foi vice-artilheiro do Campeonato Chinês em 2015.

 

Paulinho

Volante revelado no Pão de Açucar (atual Audax), Paulinho brilhou no Corinthians campeão de tudo de 2010 a 2013, com Tite. Disputou a Copa de 2014 jogando pelo Tottenham da Inglaterra. Na metade de 2015 foi ao futebol chinês e agora, com Tite na seleção, voltou a ser convocado.

HEBEI CHINA FORTUNE

Aloísio

Conhecido como “Boi Bandido”, foi revelado no Grêmio em 2006, mas ganhou fama no São Paulo em 2013. Chegou no futebol chinês em 2014, começando no Shandong Luneng. Em 2016, foi contatado pelo Hebei China Fortune. Foi artilheiro do Campeonato Chinês de 2015.

Hernanes vai para o futebol chinês em 2017

Hernanes deixou a Juventus em 2017 (Valerio Pennicino/Getty Images)

Hernanes

Um dos grandes nomes brasileiros na China em 2017, o jogador era sonho da torcida são-paulina para essa temporada. Revelação do São Paulo, teve sua primeira chance fora do país em 2010, na Lazio. Em 2014, foi contratado pela Inter de Milão e em 2015 pela Juventus, ambos da Itália. Perdeu espaço no clube atual campeão italiano e foi negociado com o Hebei Fortune.

JIANGSU SUNING

 

Alex Teixeira

Revelação do Vasco, brilhou no Shakhtar da Ucrânia de 2010 a 2016, quando foi contratado pelo clube chinês pelo bom desempenho. Custou 50 milhões de euros, pouco depois de receber proposta enorme, mas um pouco menor do Liverpool, que o clube ucraniano rejeitou. É um dos artilheiros do clube.

Ramires foi a transferência mais cara da janela

Ramires foi a transferência mais cara de 2016 (Clive Rose/Getty Images)

Ramires

Revelação do Joinville e destaque do Cruzeiro, o volante defendeu o Brasil nas Copas do Mundo de 2010 e 2014. Foi destaque por Benfica e Chelsea na Europa. Em 2016 foi contratado pelos chineses por 25 milhões de libras. Tornou-se importante para o clube.

SHANDONG LUNENG

 

 

Diego Tardelli

Atacante que foi da seleção brasileira até 2015, foi revelado no São Paulo em 2004 e tem sua primeira passagem pela China atualmente. Defende o Shandong Luneng desde 2015, como um dos principais jogadores do time. Teve propostas para voltar ao Brasil, mas deve seguir na China.

Gil

Zagueiro revelado no Americano de Campos e com passagens de destaque no Cruzeiro e no Corinthians, está no clube desde o começo de 2016. Também vem sendo convocado para a seleção brasileira.

SHANGHAI SIPG

Elkeson

Revelado no Vitória, o meia foi para a China após ótimas temporadas no Botafogo. Jogou de 2013 a 2015 no Guangzhou Evergrande, onde se tornou ídolo, mas desde 2016 é um dos craques do Shanghai SIPG, que agora, no entanto, tem outros dois jogadores de peso ao seu lado.

Hulk

Atacante revelado no Vitória e com grande sucesso na Europa, jogando por Porto e Zenit (Rússia), já tinha uma passagem no futebol japonês. Disputou a Copa de 2014 e desde a metade de 2016 está no futebol chinês. Tinha o maior salário do futebol chinês até a chegada de Oscar.

Oscar marcou o primeiro gol da vitória do Shanghai SIPG

Oscar estreou com gol pelo Shanghai SIPG (Site oficial da AFC)

Oscar

Meia que brilhou no Chelsea por muito tempo, foi revelado pelo São Paulo e fez muito sucesso no Internacional. Chegou no começo de 2017 ao Shangai, por 60 milhões de euros (maior transferência da janela chinesa e mundial, considerando apenas o inverno europeu), além de ser um dos maiores salários do futebol do país. O jogador foi titular no Brasil na Copa de 2014.

TIANJIN QUANJIAN

Pato com seu novo treinador, Cannavaro

Pato com seu novo treinador, Cannavaro (Divulgação)

Alexandre Pato

Revelação do Internacional em 2006, surgiu como grande nome do futebol brasileiro na época. Jogou cinco anos no Milan, até voltar ao Brasil em 2013, para defender o Corinthians. Sem destaque no clube, foi emprestado ao São Paulo, onde voltou a jogar um bom futebol. Em 2016 foi emprestado ao Chelsea, clube pelo qual teve poucas chances na temporada. Finalmente foi vendido ao Villarreal e vinha fazendo bons jogos pelo time, mas foi conquistado pela grande proposta do futebol chinês nesta temporada.

Geuvânio

Jovem atacante revelado pelo Santos em 2011, deixou o clube em 2016 para defender o clube chinês na segunda divisão. Conseguiu o acesso marcando dez gols no ano pelo clube.

Júnior Moraes

Atacante revelado no Santos em 2007, foi emprestado a Ponte Preta e Santo André, antes de se transferir para o futebol europeu, jogando em ligas menores, como a romena, ucraniana e búlgara. Desde 2015 estava no Dynamo de Kiev, onde vinha marcando muitos gols. No começo de 2017, acertou um empréstimo de quatro meses com o clube chinês.

GUANGZHOU R&F

Renatinho

Revelado no Coritiba, atleta pode jogar na meia a na lateral. Foi jogar no Japão em 2012 em três anos depois, chamou a atenção do clube chinês.

Júnior Urso

Volante de boa técnica, já jogou no futebol chinês pelo Shandong Luneng de 2014 a 2016, após surgir bem no Coritiba. Esteve emprestado em 2016 no Atlético-MG.

Mais lidas

Presidente da câmara aciona PF: Escândalo ...
Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
...