Copa no Catar: bebida alcoólica vetada em locais públicos, liberada em áreas especiais e indefinida nos estádios

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Não será permitido consumir bebidas alcoólicas em locais públicos durante a Copa do Mundo do Catar, que será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022. Foi o que disse neste domingo o secretário geral do Supremo Comitê Organizador do Mundial, Hassan Al Thawadi. Mas ele também procurou tranquilizar os fãs de futebol que pretendem visitar o país para assistir ao evento.

– Na rua, não. Em lugares públicos não se pode beber. Essa é nossa lei aqui.

“E não é uma lei diferente de muitos outros países, mesmo os que não são muçulmanos”

– Há muitos países em que não é permitido beber algo enquanto está na rua. Mas o álcool, se você quiser hoje, pode beber. E por isso a bebida alcoólica existe aqui no Catar, mas não existe nos lugares públicos. Todas as pessoas que vierem ao Catar nos próximos anos, e em 2022, vão aproveitar. Não é preciso pensar em outras coisas e não precisa ter medo dessas coisas. Tudo está pronto afirmou.

Projeto do estádio de Lusail, da Copa do Mundo do Catar 2022 — Foto: Divulgação

Projeto do estádio de Lusail, da Copa do Mundo do Catar 2022 — Foto: Divulgação

A questão em relação à venda de bebida alcoólica pode gerar conflito de interesses com a Fifa, já que um dos principais patrocinadores da entidade é exatamente uma cervejaria. Isso costuma pressionar as sedes a permitir o consumo em estádios e locais de eventos oficiais, como na Fan Fests, que reúnem milhares de torcedores em torno de telões para assistir aos jogos. A comercialização nos oito estádios da Copa do Catar ainda será debatida com a Fifa.

– É uma decisão que vamos tomar juntos.

“Todos que visitam o Catar não têm problemas para se divertir”

– Se querem beber ou não querem beber. E será assim quando chegarem em 2022 – frisou Hassan Al Thawadi.

Roupas e comportamento dos turistas também exigirão atenção

O Itamaraty aconselha evitar o uso de camisetas, decotes, blusas curtas, minissaias, shorts e demais roupas que exponham ou marquem o corpo. De qualquer forma, aos estrangeiros que visitam o Catar é permitido o uso de trajes ocidentais e não é necessário o uso de túnicas ou véus.

Projeto do estádio de Lusail, da Copa do Mundo do Catar 2022, mostra árabes no interior  — Foto: Divulgação

Projeto do estádio de Lusail, da Copa do Mundo do Catar 2022, mostra árabes no interior — Foto: Divulgação

Essa é outra questão que a organização da Copa do Mundo pretende esclarecer nos próximos quatro anos. Mais uma vez, o secretário geral faz questão de dizer que o país saberá receber os turistas.

“Nós somos uma comunidade um pouco conservadora, mas temos 97 nacionalidades que vivem aqui no Catar, que creem que o Catar é o país delas, a casa delas”

– E por isso não creio que muitas pessoas encontrem problemas. Mas, por exemplo, andar pelas ruas sem roupa culturalmente não pode. Eu sei que isso acontece no Mundial. Por isso, vamos avisar como é aqui no Catar. O que eu quero dizer é que o Mundial é o maior evento que teremos, mas não o único. Em nossa história, temos muitos eventos. Esporte, cultura, tudo isso. E recebemos pessoas de todas as partes do mundo.

“Todas as pessoas que vieram ao Catar se divertiram e passaram um tempo magnífico aqui”

– Não é uma razão para ter medo. E eu convido o mundo todo para vir aqui e aproveitar o Catar da maneira perfeita.

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...