Ex-técnico da seleção feminina de futebol morre aos 63 anos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O ex-técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Oswaldo Alvarez, morreu nesta segunda-feira (25), em São Paulo. Vadão, de 63 anos, lutava contra um tumor no aparelho digestivo e estava internado no Hospital Albert Einstein desde o último dia 12.

Antes de se tornar técnico, Vadão foi jogador de futebol. Canhoto, atuou como meio-campista em times do interior paulista. Aos 28 anos, após encerrar a carreira dentro das quatro linhas, iniciou o curso de Educação Física pela Faculdade Fundação Karnic Bazarian, em Itapetininga (SP). O objetivo inicial era ser preparador físico, no entanto, a carreira seguiu novos rumos, primeiro como assistente técnico e, depois, como treinador.

O primeiro trabalho como técnico foi no Mogi Mirim, em 1992, onde fez história no futebol nacional ao implementar o famoso “Carrosel Caipira”. O estilo de jogo inovador chamou atenção no Brasil. A equipe que incomodou muitos adversários por jogar bonito, era liderada dentro de campo por Rivaldo, Válber e Leto.

O treinador também deixou sua marca e fez parte da história com a conquista de títulos em clubes como São Paulo, Atlhetico Paranaense, XV de Piracicaba e Criciúma.

A relação com o futebol feminino começou em abril de 2014 com o convite para dirigir a Seleção Brasileira Feminina. Na primeiro oportunidade, em cinco meses de trabalho, levou o Brasil ao sexto título da Copa América do Equador, em 2014. Em um ano e dois meses no cargo, o desafio seguinte foi a disputa da Copa do Mundo do Canadá, em junho de 2015. Ainda em terras canadenses, Vadão liderou a equipe na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho de 2015.

Em 2016, o ano mais desafiador de sua carreira, os Jogos Olímpicos do Rio. Apesar da boa campanha na fase inicial, a equipe brasileira perdeu na semifinal, nos pênaltis, para a Suécia. Na classificação geral, a Seleção terminou em quarto lugar.

Após onze meses longe do comando da Seleção, um novo convite para ser técnico da equipe feminina. Na segunda passagem, Vadão levou o Brasil ao título do Torneio da China, em 2017, e ao heptacampeonato invicto da Copa América do Chile, em 2018.

O último ato no futebol foi na Copa do Mundo da França, em 2019. Apesar do bom desempenho na competição, o Brasil foi eliminado pela França, nas oitavas de final.

Pela experiência e títulos na carreira, Vadão recebeu a Licença Honorária da CBF Academy, em 2018. No mesmo ano, o treinador também concluiu o curso da Licença PRO, a mais alta graduação de um técnico no futebol brasileiro.

Foto: Divulgação/CBF

Mais lidas

Deputada Carla Zambelli denunciada por inv...
Julgamento de Trump: Revelações explosivas...
PT e PL recorrem ao TSE contra absolvição ...
...