TCU suspende inclusão de novos inativos na folha de pagamento do Fundo Constitucional. GDF vai recorrer

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Decisão proíbe uso dos recursos para pagar folha de aposentados e pensionistas da Saúde e da Educação e estipula prazo de 180 dias para o governo encontrar outra forma de quitar os valores. Impacto anual é de R$ 2,5 bilhões nos cofres do tesouro local

O governador Ibaneis Rocha vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que, na noite de quarta-feira (14), suspendeu a inclusão de novos benefícios de aposentados e pensionistas da Saúde e da Educação na folha de pagamento com recursos do Fundo Constitucional do DF.

Segundo a determinação da Corte, o Governo do Distrito Federal (GDF) terá até 180 dias para estudar uma outra alternativa de quitar os contracheques dos ex-servidores e beneficiários de pensão. Após esse período, o Executivo local estará proibido de fazer os pagamentos com recursos oriundos do fundo. O valor anual da dívida é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

“Vamos recorrer no Supremo, porque essa decisão precisa ser revertida. Os ministros do TCU precisam entender que a cidade não pode ficar sem esses recursos”, defendeu Ibaneis, durante solenidade de lançamento do Portal da Regularização, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O governador lembrou ainda que, em decisões judiciais anteriores, o TCU foi impedido, por liminar, de se  posicionar sobre a destinação dos recursos do fundo. “Inclusive, temos um sinal do presidente Bolsonaro para criar um grupo e estudar a regulamentação dos recursos do Fundo Constitucional”, lembrou.

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal aguarda apenas a publicação do acordão para ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

“Não há divergência que não possa ser supe...
Inaugurada tenda de acolhimento para pacie...
Mais de 40% dos contribuintes entregaram d...
...