HMIB vai avaliar mulheres do DF interessadas em colocar DIU, de graça

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Avaliação será na próxima segunda (17), no auditório do hospital. Pacientes consideradas aptas terão procedimento agendado; ‘inclusive adolescentes’, diz Secretaria de Saúde

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) irá avaliar mulheres interessadas em colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU) do tipo T Cobre, não hormonal. A avaliação será feita a partir das 7h da próxima segunda-feira (17), no auditório do hospital.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as pacientes que estiverem aptas para o procedimento já terão a data da implantação agendada. O público-alvo são as mulheres sexualmente ativas, inclusive as adolescentes, que optarem por esse método para prevenção da gravidez.

Segundo o diretor do Hmib, Rodolfo Alves Paulo de Souza, a colocação do DIU é um direito de todas que decidirem por isso.

A colocação do DIU é uma das maneiras de evitar a gravidez. O dispositivo é uma pequena haste em forma de T, colocada dentro do útero, em procedimento realizado no consultório.

O DIU pode permanecer no corpo durante um período de tempo que pode variar de cinco a dez anos, dizem os médicos. Mas ele pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher desejar ou se ocorrer algum problema.

O sistema libera substâncias que tornam o ambiente desfavorável ao espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo.

Desde 2017 o Ministério da Saúde ampliou o acesso ao DIU de cobre na rede pública de saúde. O dispositivo é oferecido em maternidades para mulheres no pós-parto ou no pós-abortamento, a adolescentes e adultas. (G1)

Mais lidas

Brasileiros arrasam na abertura do TCR Sou...
Detran-DF promove ações educativas para se...
Opções de lazer e cultura para celebrar os...
...