Vitamina D: qual seu papel contra o coronavírus

0
225
Compartilhe

 

A função da vitamina D na prevenção de infecções voltou a ganhar destaque por causa da pandemia. Saiba o que há de verdade o que é balela nessa história.

 

Desde o início da pandemia de coronavírus (Sars-CoV-2), a vitamina D gerou controvérsia. Por um lado, seu papel no sistema imunológico (que ajuda a combater infecções em geral) começa a ficar mais claro. Por outro, algumas pessoas passaram a sugerir a suplementação dessa substância para toda a população com base em artigos científicos frágeis. E é justamente para colocar ordem no caos que fizemos este episódio do Detetives da SAÚDE.

Convidamos o endocrinologista Sérgio Maeda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo para participar desse podcast. Um craque sobre a vitamina D, ele deu um recado importante: “Todos os benefícios com suplementação observados até agora são para pessoas com baixas taxas de vitamina D. Oferecer largas doses para quem não precisa pode trazer malefícios”.

Além dele, a professora Ana Caetano, do comitê científico da Sociedade Brasileira de Imunologia, participou da conversa. Ela traz os meandros da ação da vitamina D no sistema imunológico e o que sabemos sobre seu papel especificamente contra o coronavírus.  E, claro, explica como alcançar níveis suficientes da substância naturalmente.

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Ou pelo Youtube:

Fonte: Revista Veja