Para quem pode fazer home office e tem tempo para cuidar dos cabelos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Sobrou um tempo para cuidar mais dos cabelos? A qualidade e saúde dos fios estão no foco para manter as madeixas transbordando vitalidade e beleza naturais.

Não basta utilizar bons produtos e tirar um tempinho para dar aquela caprichada na hidratação, algumas mudanças simples na rotina também podem ser as responsáveis por melhorar e muito a aparência das mechas.

Lavar cabelos todos os dias?

Muita gente acredita que não é indicado lavar os cabelos todos os dias. Porém, a verdade é que isso não passa de um mito. A dica para a hora do banho é optar por um xampu neutro ou diluir um pouco do produto em um potinho com água para que ele fique menos denso. O condicionador ajuda a proteger os fios da ação química do xampu, mas usá-lo em excesso pode deixar as mechas oleosas. Por isso, cuidado com a quantidade aplicada e nunca use-o na raiz.

É muito importante procurar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Uma dica é consultar um especialista que possa te ajudar a “desvendar” esse mundo, mas basicamente os cosméticos ficam separados em cinco categorias: seco, normal oloeoso, misto e com química. Nesta matéria explicamos melhor como funciona cada um!

Cuidado com a temperatura

Apesar da água gelada ajudar a dar mais brilho ao cabelo, não é necessário se congelar de baixo do chuveiro, tá? Haha! O importante é evitar tomar banhos muito quentes. Esse hábito faz com que as cutículas se abram e os fios percam umidade, o que acaba ressecando-os. A água quente também causa um efeito rebote no couro cabeludo, fazendo com que ele produza mais oleosidade para proteger a região, o que deixa os fios oleosos.

Outro ponto importante é tentar evitar a exposição dos fios à altas temperaturas, como o que acontece com o uso de ferramentas térmicas tipo chapinha e babyliss. O secador pode ser usado diariamente, mas é essencial lembrar de algumas regras básicas antes, como: posicioná-lo a uma distância em que ele não fique muito próximo dos fios – o ideal é entre 10 e 15 cm – e usar um protetor térmico no cabelo. 

Cabelo molhado exige atenção

Quando o cabelo está molhado, ele fica mais sensível e pesado, e,  por isso, exige um cuidado ainda maior. Prendê-lo antes de estar completamente seco faz com que os fios se quebrarem. Inclusive, ao tornar isso um hábito frequente, você pode acabar desenvolvendo problemas no couro cabeludo, como a dermatite (uma inflamação da pele), e também no bulbo capilar, que é o responsável pelo crescimento das mechas.

O ideal é lavar os cabelos na parte da manhã, assim, ele tem o dia inteiro para secar naturalmente. A gente sabe que nem sempre isso é possível. Por isso, o principal é nunca dormir com os fios molhados, ok? Isso acaba abafando o couro cabeludo, o que pode levar à quedas, mais oleosidade na região e até proliferação de fungos. 

Usar babyliss ou chapinha com os fios molhados também é proibido! Ainda que pareça que você está economizando tempo, isso é muito perigoso, pois pode queimar o cabelo e quebrá-lo. Outra dica para garantir a saúde das mechas é penteá-las durante o banho para facilitar o momento desembaraçá-las.

Talvez você não saiba, mas o que ingerimos diariamente tem grande poder de influência sobre a saúde das mechas. O açúcar e os derivados do leite em alta quantidade, por exemplo, acabam causando uma inflamação no organismo e  propiciando o aumento da oleosidade tanto nos fios, quanto da pele. Por isso, o controle na alimentação é importante, principalmente pra quem já tem o cabelo oleoso.

Uma dieta equilibrada pode ajudar nesse caso. Lembrando que não é sobre ficar encanada com seu próprio corpo, ok? Alimentação saudável é sinônimo de vitaminas e minerais necessários para que nosso organismo consiga funcionar e trabalhar da forma correta. Aqui, fizemos uma lista de alimentos que podem te ajudar na hora de cuidar dos fios! (Revista Capricho)

Confira nove dicas úteis na lavagem dos cabelos:

  1. Utilize água em temperatura o mais baixa possível para molhar os fios;
  2. Aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos;
  3. Aplique no couro cabeludo já úmido, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas;
  4. Enxague bem sem deixar resíduos;
  5. Repita o processo se desejar uma limpeza mais profunda;
  6. Aplique condicionador somente no comprimento, nunca na raiz;
  7. Faça movimentos de cima para baixo, espalhando o produto;
  8. Deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante do produto;
  9. Enxague bem sem deixar nenhum resíduo.

É importante não deixar resíduos de xampu ou condicionador no cabelo, porque isso pode deixá-lo com aspecto pesado, grosso.

Mais lidas

Deputado Donizet: Voz dos animais na luta ...
Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, fa...
Brasília, a melhor cidade para contemplar ...
...