Homem também se cuida: o passo a passo para uma pele saudável

0
1042
Compartilhe

 

Os cuidados com a pele do rosto também devem fazer parte da rotina masculina.

 

Você sabia que a pele masculina é cerca de 25% mais espessa que a da mulher e a densidade de colágeno é maior em todas as faixas etárias?

Isso mesmo: a pele do homem tem características únicas e precisa de cuidados específicos. Além disso, tem textura mais áspera, devido aos pelos terminais (grossos e pigmentados) que cobrem a maior parte do corpo.

Os homens têm maior número de glândulas sebáceas no rosto e grande sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento dessas glândulas. A produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres e, por isso, ocorre o excesso de oleosidade, com maior propensão à poros dilatados, cravos e acne.

Mas é possível manter a pele saudável com uma rotina de cuidados faciais diários. Veja algumas recomendações.

Mantenha a pele limpa 

Geralmente a pele do rosto é mais oleosa do que o restante do corpo, por isso, é importante usar produtos adequados para cada região. A pele do rosto deve ser limpa de manhã e à noite, de preferência com água morna, que ajuda a abrir os poros intensificando a limpeza.

No caso das peles normais a oleosas, que brilham muito e têm poros abertos, o ideal são os sabonetes líquidos que ajudem a combater a oleosidade, com ingredientes como o ácido salicílico. Deve-se evitar uso de água muito quente, que pode gerar um aumento rebote da oleosidade. Já para quem tem a pele do rosto mais seca e/ou com sensibilidade e dermatites frequentes, deve dar preferência à sabonetes líquidos ou espumas de limpezas com substâncias calmantes e fórmulas mais suaves.

Esfolie

A esfoliação remove o acúmulo de impurezas e células mortas, ajudando a melhorar a textura da pele, desobstruir poros e remover pelos encravados. É mais indicada para homens com pele mais oleosa e cravos na “zona T”, e deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.

Tonificar é o terceiro passo!

Pode até parecer trabalhoso ter que aplicar uma loção tônica com algodão por todo o rosto, mas é mais fácil do que parece, principalmente depois que vira rotina. A loção tônica/adstringente também ajuda a eliminar as impurezas da pele, além de suavizar, refrescar e auxiliar no controle da oleosidade.

Para homens com pele mais ressecada e sensível, é recomendado o uso de água termal, que possui propriedades calmantes e hidratantes para a pele.

Chegou a vez de hidratar!

A hidratação promove maior resistência contra as agressões externas (vento, poluição). Os produtos podem conter, ainda, ativos antioxidantes como a vitamina C. Para peles oleosas, o ideal são hidratantes com efeito matificante, que fecham os poros e controlam as atividades das glândulas sebáceas.

Por fim, proteção

O correto é usar o protetor solar diariamente, inclusive nos dias nublados. Prefira filtros com ampla proteção solar anti UVA e UVB, evitando, assim, queimaduras solares e envelhecimento precoce da pele. No caso de homens com pele oleosa e com tendência à acne, existem os protetores não-comedogênicos (que previnem a acne), com fórmula oil-free, que podem ser indicados por um dermatologista, de acordo com a necessidade individual do paciente.

E a barba?

A barba é uma proteção contra a radiação ultravioleta, homens com envelhecimento causado pelo sol, em geral, não têm tantas rugas quanto as mulheres. Nos dias em que se barbear é necessário, evite sabonete e opte por creme de barbear, que facilita o deslizamento da lâmina. Após, é recomendado o uso de bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante, como também de loções anti-inflamatórias.

Em caso de irritações frequentes e foliculite, consulte um dermatologista.

A dermatologista Adriana Vilarinho

 

Quem faz Letra de Médico

Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida

Eduardo Rauen, nutrólogo
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Ludhmila Hajjar, intensivista
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista

Marcelo Bendhack, urologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Roberto Kalil, cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista