Brasília Vista Daqui | Deputada cortejada

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Telma Rufino administradora de Arniqueira

 

 

Coluna Brasília Vista Daqui

Bastidores da política do DF

 

A partir desta segunda-feira (07), a coluna Brasília Vista Daqui, um novo canal de informações diário para o eleitor, com a publicação do colunista Josiel Ferreira.

Diretamente de Brasília, traz informações sobre os bastidores dos três Poderes do Distrito Federal: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. A intenção é de levar assuntos que interessam ao leitor.

 

 

Deputada cortejada

Telma Rufino passou a ser cortejada por outras siglas, o “assédio” é de ao menos quatro legendas. Bem avaliada, a deputada e administradora de Arniqueira, deve deixar o Partido Republicano da Ordem Social – (PROS-DF). O PROS tem pretensões de lançar Telma Rufino, para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Mas, o desejo dela é concorrer a uma das 24 vagas da Câmara Legislativa do DF. Entre os quatro partidos, tudo indica que Telma deva reforçar o time de Ibaneis Rocha (MDB), já pensando em 2022. Será que ela vai deixar o partido?

 

Delegado

Fernando Fernandes tem ciência de que não é bem visto no (PROS-DF) e tem feito sondagens em outras legendas, pensando em uma nova morada. O deputado tem recebido conselho do presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente (MDB-DF), em se filiar ao MDB-DF. Fora do tabuleiro, o delegado recebeu o apoio do governador Ibaneis Rocha, ao entregar empreendimento no Parque do Sol, no Sol Nascente-DF no dia 1º de junho. Ibaneis pediu o apoio da população presente ao deputado distrital.

 

Musculatura

O deputado Fernando Fernandes (PROS-DF) tem agenda com governador essa semana para entrar no jogo. Segundo fontes, o distrital eleito com 29.420 votos, delegado da Polícia Civil, deve negociar sua volta para Ceilândia, assumiria novamente a Administração Regional de Ceilândia. Ele já passou pelo comando da maior e mais populosa cidade do DF.

Como integrante da base do governo, o distrital tem um acordo com o segundo suplente, Guarda Jânio (Pros). Jânio deixou semana passada o cargo na Codhab-DF.

Telma Rufino, primeira suplente e do mesmo partido de Fernandes, deve ser comunicada, após acordo entre o governador e o deputado.

 

Cristo

Segundo correligionário do MDB-DF -, o deputado distrital Cláudio Abrantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), pode deixar o partido.

Segundo fonte, ele estaria negociando com MDB-DF. Abrantes – que fez oposição a Rollemberg dentro da Câmara Legislativa durante seu último mandato – na época anunciou apoio a Ibaneis durante a corrida eleitoral. O portal tentou contato com o deputado. Mas, até o fechamento não retornou à ligação.

 

Vice

O tapete vermelho do Palácio do Buriti é o sonho de boa parte dos políticos e partidos do Distrito Federal, na disputa a Vice-Governadoria.

Paco Britto, Rodrigo Delmasso, Julio Cesar, Celina Leão, Rafael Prudente, Gilvan Máximo e Flávia Arruda. Pelo visto, o emedebista já conta com o suporte do MDB, PP, Avante, PL e PRB – e aglutina outras legendas conservadoras. Ibaneis mira a mesma estratégia de 2018, alianças inclinadas à direita.

Nos bastidores, o ex-deputado distrital Leonardo Prudente, vem articulando o nome do filho (Rafael Prudente) para ser o vice na chapa de Ibaneis Rocha. Neste caso, Rafael deixaria o MDB e se filiaria a outra sigla. O presidente da CLDF evita confirmar intenção de concorrer a vice e diz que pretende concorrer a uma das oito vagas na Câmara Federal.

 

Avante-DF

O advogado Lucas Kontoyanis está de saída do Avante – ele irá trocar de legenda. Com atuação cirúrgica e duradoura nos bastidores, ele está de malas prontas para novos projetos em 2022.

 

A volta do engenheiro florestal

O colunista Toni Duarte (Radar-DF), em entrevista exclusiva com o ex-deputado distrital Joe Valle (PDT), anunciou sua volta ao cenário político em 2022. O engenheiro florestal e empresário está articulando a possibilidade de disputar uma vaga para deputado federal.

Joe Valle terá pela frente outro concorrente, o deputado distrital Reginaldo Veras, do mesmo partido. Valle foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara Legislativa, com 13.876 votos em 2018.

 

Professor

Professor Gadelha

Têm fluído as conversas em torno do nome do professor Gadelha em concorrer a uma vaga para Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022. Gadelha obteve nas eleições de 2018, 13.198 votos pelo partido PDT. O professor tem como principal bandeira a educação.

 

Nomes do PT-DF

Dois políticos colocam-se na disputa pelo Palácio do Buriti. Mas, o ex-presidente Lula, candidato ao Planalto, é quem deve bater o martelo. Alguns dos cabeças do PT-DF afirmaram que os nomes da deputada federal, Erika Kokay e Geraldo Magela, são cotados para concorrer ao GDF.

 

STJ

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, na manhã de quinta (02) absolveu o Conselheiro Manoel de Andrade, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, na denúncia de que teria atuado ilegalmente em processo que supostamente seria de seu interesse.

O ministro Og Fernandes rejeitou a acusação do Ministério Público sobre suposta irregularidade da detenção de permissão de táxi pelo Conselheiro depois da posse como membro do TCDF.

Mais lidas

Richarlison fala sobre como a depressão qu...
Agência amiga: Verba pública dispara
DF comprometido: Ação contra desmatamento ...
...