Auxílio acolher: Amparo a órfãos de feminicídio no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

SMDF lança programa de auxílio para órfãos, rompendo barreiras no amparo pós-feminicídio

 

 

A Secretaria da Mulher (SMDF) do Governo do Distrito Federal (GDF) está empenhada na busca ativa de famílias que podem ser beneficiadas pelo programa “Acolher Eles e Elas”. Este programa visa oferecer um auxílio de um salário mínimo a cada órfão de mães vítimas de feminicídio, conforme estabelecido pela Lei nº 7.314, uma iniciativa que integra as políticas públicas de assistência às vítimas.

 

A equipe da SMDF realiza o primeiro contato através dos telefones (61) 3330-3118 e (61) 3330-3105, fornecendo informações sobre os documentos necessários e agendando atendimentos individuais na sede da Secretaria, localizada no anexo do Palácio do Buriti. Após a confirmação do benefício, os órfãos receberão um cartão-benefício emitido pelo Banco de Brasília (BRB) em até 30 dias, no endereço indicado.

 

A Secretaria estima que pelo menos 352 crianças e jovens de até 18 anos serão elegíveis para o benefício, que visa mitigar os impactos psicológicos decorrentes de casos de feminicídio. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, enfatiza a importância de as famílias atenderem as ligações ou entrarem em contato pelos números indicados para solicitarem o benefício. Ela destaca que o programa é autônomo e acumulativo, não interferindo em outros benefícios que as famílias possam já receber.

 

Os documentos necessários para solicitar o auxílio incluem o boletim de ocorrência, comprovante de residência, comprovante do vínculo com o órfão, documentos pessoais do órfão e do responsável, além do preenchimento do formulário de vulnerabilidade fornecido pela Secretaria da Mulher.

 

O Programa Acolher Eles e Elas representa um esforço significativo do Governo do Distrito Federal em oferecer suporte financeiro e psicológico às crianças e jovens que enfrentam a difícil situação de perder suas mães devido ao feminicídio.

 

*Com informações da SMDF

Mais lidas

Polícia desmantela golpe de clonagem de si...
Deputados criticam atuação de Pacheco
Gracyanne Barbosa: Verdade sobre o término
...