Cloroquina danifica vasos sanguíneos, afirma estudo da UFPR

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgado nesta quinta-feira (4), concluiu que o uso da cloroquina danifica vasos sanguíneos ao provocar danos em células endoteliais, prejudicando, desta forma, a circulação sanguínea e órgãos como coração e pulmões.

A pesquisa, realizada pelo pesquisador Paulo Cézar Gregório, do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia da UFPR, foi publicada em um artigo na revista Toxicology and Applied Pharmacology, e aponta que o efeito colateral agrava a infecção causada pelo novo coronavírus.

Segundo o pesquisador, o comportamento das células cultivadas em laboratório é semelhante ao de células endoteliais infectadas pelo vírus SarsCov-2. Por isso, a conclusão de que a lesão nas células pode contribuir com o fracasso da cloroquina como terapia para o tratamento do Covid-19.

“Se por um lado a cloroquina pode diminuir a replicação viral, por outro promove uma citotoxicidade que pode potencializar a infecção viral”, disse ele em um comunicado divulgado pela universidade.

De acordo com a professora Andréa Emília Marques Stinghen, do Departamento de Patologia Básica da universidade e responsável pela orientação da pesquisa, os resultados do estudo são importantes para endossar a comprovação clínica de que a Covid-19 causa problemas de coagulação e de circulação, ou seja, uma lesão celular endotelial.

Mais lidas

Deputada Carla Zambelli denunciada por inv...
Julgamento de Trump: Revelações explosivas...
PT e PL recorrem ao TSE contra absolvição ...
...