EUA admitem 6 reações alérgicas graves após vacina da Pfizer

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Seis pessoas desenvolveram uma reação alérgica grave chamada de anafilaxia após receberem a vacina contra a covid-19 feita pela Pfizer e BioNTech, disse o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), neste sábado (19).

A agência disse que está investigando a causa das reações alérgicas e quais ligações os seis casos podem ter. Algumas das pessoas são do Alasca, mas outras são de outros lugares, disse Tom Clark, uma autoridade do CDC que apresentou dados ao Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, ou ACIP, cujos membros se reuniram para votar sobre outra vacina fabricada pela Moderna.

As pessoas afetadas são todos adultos com menos de 65 anos, e a maioria foi hospitalizada, prontamente tratada e submetida à observação, disse Clark. As fotos que receberam eram de mais de uma linha de produção, acrescentou ele, sugerindo que as reações não resultaram de um problema de fabricação localizado. O CDC soube de todos os casos rapidamente por meio de sistemas federais de monitoramento de segurança de vacinas, Clark.

O que é anafilaxia

É uma reação alérgica grave e de rápida progressão que pode provocar a morte.Geralmente causa um ou mais dos seguintes sintomas: eritema pruriginoso, inflamação da garganta ou da língua, falta de ar, vómitos, atordoamento e diminuição da pressão arterial. Os sintomas geralmente manifestam-se no prazo de minutos ou horas.

Entre as causas mais comuns estão picadas e mordeduras de insetos e determinados alimentos ou medicamentos.

Das 112.807 pessoas vacinadas registradas no sistema de segurança da vigilância sanitária até sexta-feira, 3.150 relataram sintomas após a vacinação que os impossibilitaram de realizar atividades diárias ou de trabalho. A maioria não requer cuidados médicos, disse Clark, acrescentando que o CDC está estudando os relatos para obter mais detalhes.

Mais lidas

Polícia desmantela golpe de clonagem de si...
Deputados criticam atuação de Pacheco
Gracyanne Barbosa: Verdade sobre o término
...