INSS aguarda a autorização de 10,4 mil vagas para novo concurso

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguarda a autorização de 10.468 vagas para abertura de um novo concurso público. Desse total, 6.034 vagas são para o cargo de técnico, 2.222 para o cargo de analista e 2.212 vagas para o cargo de perito Médico. O pedido encontra-se em análise no Ministério da Economia.

De acordo com o INSS, há também uma solicitação para o acréscimo de 2.580 vagas restantes dos candidatos homologados do concurso vigente, sendo 2.050 vagas para o cargo de técnico e 530 vagas para o cargo de analista do seguro social com formação em serviço social.
A solicitação de concursos e alocação das vagas abertas é definida com base em estudos realizados permanentemente pelo INSS. Segundo o órgão, com esse planejamento, o Instituto busca garantir a lotação ideal de servidores em todas as suas unidades. E, assim sendo, assegurar o pleno funcionamento e atendimento aos segurados e aos beneficiários em todo o país. Também com base nesses estudos, o INSS promove concursos internos de remoção de servidores para outras unidades.
O órgão informou ao Correio que todos os anos solicita a recomposição de força trabalho ao Governo Federal. De 2003 até o final de 2018 ingressaram 24.678 novos servidores na autarquia.
O Ministério da Economia informou ao Correio que não se manifesta a respeito de pedidos de concursos públicos em análise interna. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 prevê uma reserva de recursos que o governo poderá utilizar para conceder novas autorizações, em caráter excepcional, por necessidade da Administração Federal.

Déficit de pessoal

Atualmente, o INSS possui 32.108 mil servidores. No entanto, de acordo com o órgão, 34% dessa mão de obra já se encontra em condições de se aposentar  e poderá fazê-lo em 2019. Somente em janeiro deste ano, 296 servidores pediram a aposentadoria. “A redução iminente do quadro de pessoal exigiu uma readequação organizacional dos processos e redimensionamento da forma de trabalho para atender as demandas do INSS”, informou o INSS.
O Instituto enfatiza que para contornar essa situação e agilizar os processos de concessão de benefícios, outros procedimentos vêm sendo adotados com o objetivo de facilitar a rede atendimento, por meio da ampliação de serviços disponíveis na Central de Teleatendimento e de um novo modelo de gestão que está sendo implantado no INSS com o objetivo de reduzir o número de processos represados nas agências e o tempo de espera dos segurados para a concessão de benefícios.

Último concurso

O último concurso realizado pelo INSS ocorreu no ano de 2015. Esse certame encerrou a validade em agosto de 2018, onde foram convocados 950 (150 Analistas do Seguro Social e 800 Técnicos do Seguro Social) candidatos aprovados, dentro do número de vagas ofertadas no concurso. O Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi o organizador.
O concurso contou com o recorde de 1.087.804 inscritos. Do total, 1.043.815 candidatos se inscreveram para o cargo de técnico do seguro social e Brasília foi a cidade com o maior número de participantes em todo país, com 35.136 concorrentes para 10 vagas (cerca de 3.513 por chance).
Os outros 43.989 concurseiros tentaram o cargo de analista do seguro social, para formados em serviço social, e a cidade de São Paulo teve a maior concorrência, com 2.655 inscritos a três oportunidades (o que equivale a 885 por vaga). De acordo com o edital do concurso, os salários variam de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente, e as chances são para lotação em todo Brasil, sendo 5% reservadas a pessoas com deficiência e 20% para negros.
Quem tem graduação em serviço social disputou o cargo de analista do seguro social, são 150 oportunidades. Já para nível médio o posto oferecido foi o de técnico do seguro social, com 800 chances disponíveis.

Mais lidas

“Não há divergência que não possa ser supe...
Inaugurada tenda de acolhimento para pacie...
Mais de 40% dos contribuintes entregaram d...
...