Pesquisadores anunciam a ‘pílula’ anticoncepcional masculina

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O medicamento, criado por pesquisadores indianos, promete 13 anos de proteção com eficácia de 97%.

 

Pesquisadores indianos anunciaram a criação de uma vacina anticoncepcional para homens. Esse é o primeiro método de controle de natalidade masculina disponível na forma injetável. Segundo a equipe, o medicamento é aplicado na região dos testículos e pode durar até 13 anos com eficácia comprovada de 97% – um número excelente: a camisinha, um dos métodos mais utilizados na prevenção da gravidez, por exemplo, fornece proteção de 98%.

A injeção, chamada de RISUG, já passou por testes clínicos e os resultados foram enviados para Controlador Geral de Remédios Indianos, departamento governamental que atua de maneira semelhante à Anvisa no Brasil. “O produto está pronto, com apenas aprovações regulatórias pendentes”, disse R.S. Sharma, do Conselho Indiano de Pesquisa Médica, ao site Hindustan Times.

Como funciona?

O RISUG envolve a aplicação de um material sintético (polímero) no ducto deferente – tubos pelos quais são transportados os espermatozoides. Esse polímero é capaz de bloquear o esperma, impedindo a ejaculação na hora do orgasmo. 

O medicamento é administrado sob anestesia local e pode ser revertido a qualquer momento por meio de uma segunda injeção composta por substâncias capazes de destruir o bloqueio. O produto foi testado em cerca de 300 homens e mostrou bons resultados e poucos efeitos colaterais.

Há anos, os cientistas buscam uma forma eficiente de criar um anticoncepcional masculino, mas até agora não há nenhuma medicação disponível no mercado.

 

 

Mais lidas

Presidente da câmara aciona PF: Escândalo ...
Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
...