AO VIVO: Crivella é julgado pelo TRE-RJ e pode torná-lo inelegível até 2026

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Confira sessão virtual do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Julgamento deverá tornar inelegível o prefeito Marcelo Crivella até 2026.

 

 

A procuradora eleitoral Silvana Batini pediu nesta segunda-feira (21), a inelegibilidade de Marcelo Crivella, durante julgamento no TRE-RJ, acusando o prefeito de usar a religião para eleger um aliado em 2018.

O tribunal julga hoje pedido do Ministério Público para cassar direitos políticos do prefeito — que é candidato à reeleição — e Rubens Teixeira, ex-secretário de Transportes e ex-presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana, e que, em 2018, se candidatou, sem sucesso, a um mandato de deputado federal.

No processo, os dois são acusados de abuso de poder político e religioso, por causa de uma reunião que fizeram com pastores, em julho de 2018, no palácio da prefeitura.

Cirugias para fieis

Na ocasião, Crivella orientou os religiosos a procurarem funcionários de confiança que agilizariam cirurgias de catarata para fiéis, concederiam isenção de IPTU para igrejas e instalariam pontos de ônibus e quebra-molas perto dos templos.

“É um sacrifício grande estar na política, mas nós não podemos fugir, não podemos nos agachar, nós não podemos recuar, porque só o povo evangélico pode mudar esse país”, disse Crivella na ocasião.

Para Silvana Batini, o evento serviu para promover a candidatura de Rubens Teixeira.

“Há um projeto de poder com base na religião. O prefeito enfatiza a grande oportunidade de estarem os homens de Deus no poder. ‘Nós temos que aproveitar a oportunidade de estar na prefeitura’”, disse a procuradora, citando fala do prefeito no evento.

“O poder conquistado então é uma etapa, precisa avançar, eleger mais homens de Deus, porque ‘só os evangélicos vão dar jeito no Brasil’. Não é uma coincidência então que o pré-candidato estivesse presente naquele dia. Essa ocasião se prestou a beneficiar, essa candidatura, de Rubens Teixeira da Silva, também pastor”, afirmou.

Ela ressalvou que, apesar de o TSE ter recentemente rejeitado a cassação por abuso de poder religioso, o abuso do poder político está presente no caso.

Mais lidas

Ibaneis Rocha anuncia candidatura ao senad...
Desdobramentos: Caso do tio levado a banco
Ataque do dono do X (Twitter) ao STF: Cens...
...