Bolsonaro nomeia professor mais votado para o cargo de reitor da Ufal

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Eleito em primeiro turno com 55% dos votos, Tonholo terá mandato de quatro anos.

 

O presidente Jair Bolsonaro nomeou na noite desta quinta-feira (16) o professor Josealdo Tonholo para exercer o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A nomeação de Tonholo está publicada na edição desta sexta-feira (17), mais de cinco meses após o professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal vencer em primeiro turno, com 55% dos votos, a consulta pública para liderar a reitoria da instituição no quadriênio 2021-2024.

Ainda serão confirmadas as datas da posse de Tonholo em Brasília (DF) e da cerimônia de transmissão de cargo em Alagoas. Mas devem ocorrer já na próxima semana, tendo a professora Eliane Cavalcanti como vice-reitora.

“Ficamos honrados com a nomeação e vamos trabalhar de modo ininterrupto, junto com todos os estudantes, técnicos e docentes de nossa universidade, para fazer uma Ufal cada vez mais presente e atuante rumo ao desenvolvimento educacional, social, cultural e econômico de Alagoas. A comunidade acadêmica e a sociedade alagoana contarão com o trabalho de toda uma equipe devotada à causa do avanço de nosso estado” afirmou o novo reitor da Ufal.

Josealdo Tonholo é reconhecido como um dos pesquisadores mais respeitados da Ufal, tem pós-doutorado pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Além de ser bacharel e licenciado em Química, o novo reitor da Ufal é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua campanha, Tonholo se apresentou como opção mais ligada ao meio acadêmico e afastada das correntes partidárias que promovem atos políticos na Ufal, apesar de ter se filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) em sua juventude, há mais de 30 anos.

Afastado da política partidária pela vida dedicada à Ciência, o professor não atua como militante petista, nem participou dos diversos atos realizados pela esquerda na universidade, em defesa do ex-presidente petista condenado por corrupção, Luiz Inácio Lula da Silva. As manifestações tiveram apoio da atual reitora Valéria Correia.

O professor titular da Ufal tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.

Leia mais…

https://www.tudooknoticias.com.br/cultura/educacao/mec-divulga-notas-de-4-milhoes-do-enem/

https://www.tudooknoticias.com.br/destaque/bolsonaro-nao-se-opoe-a-decisao-de-toffoli-sobre-juiz-de-garantias/

Desde 2015, Josealdo Tonholo exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC – Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Com a Chapa 1, Tonholo obteve mais de 5,6 mil votos de estudantes, técnicos e docentes da Ufal. A Chapa 2, liderada pela reitora Valéria Correia, foi a segunda colocada, com mais de um terço dos votos válidos. Em terceiro lugar, ficou a Chapa 4, liderada pelo vice-reitor Jose Vieira; e a menor votação foi da Chapa 3, liderada pelo professor Alexandre Toledo, ambos com menos de 10% dos votos. (DP)

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...