Deputado protocola PL que acaba com cobrança de bagagens em voos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Um projeto de lei protocolado na Câmara Federal quer acabar de vez com a cobrança para despachar bagagens. Desde junho de 2017, os passageiros desembolsam para mandar sua mala de 23Kg e 32 Kg, para voos nacionais e internacionais, respectivamente.

Com a medida, a promessa inicial era de que as passagens aéreas seriam barateadas. De junho de 2017 para cá, o que houve, na verdade, foi um “voo” no sentido contrário. Apenas no primeiro ano de vigência da regra, a tarifa dos tickets aumentou 6%, em média.

Para embasar o texto do PL 332/2020, o autor, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), usou a pesquisa “O Brasil que Voa”, realizada em 2014 pela então Secretaria de Aviação Civil, apontando que cerca de 35% dos passageiros não despacham bagagem.

Ou seja, a maior parte dos usuários do transporte aéreo, os outros 65%, está sofrendo as consequências diretas da cobrança pela bagagem. “Ou têm de evitar despachar malas, concentrando seus pertences na bagagem de mão, cujo limite é de dez quilos, ou têm de se sujeitar ao pagamento instituído pelas empresas”, reclamou o parlamentar.

As companhias aéreas alegam, em sua defesa, que esses aumentos se concentraram nas passagens destinadas ao turismo de lazer. Nas viagens a negócio, nas quais o despacho de bagagem não é tão comum, os preços teriam caído.

Para o deputado a medida tem atingido não apenas turistas, mas também famílias e pessoas que viajam para tratamento médicos. A proposta traria mais “justiça social”.

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...