Mais de 80% dos brasileiros aprovam a Lava Jato

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Apesar do apoio maciço, 47% dos entrevistados acham que a corrupção continuará existindo após a operação que também se estendeu a outros países da região.

 

Para 81% dos brasileiros, a operação Lava Jato ainda não cumpriu totalmente seu objetivo e deve continuar, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Datafolha.

A megaoperação que levou membros da elite empresarial e política brasileira à prisão, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, continua popular, apesar de enfrentar uma série de ataques legais e da mídia.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 5 e 6 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Apesar do apoio maciço, 47% dos entrevistados acham que a corrupção continuará existindo após a operação que também se estendeu a outros países da região.

Do total, 41% acreditam que a corrupção diminuirá e 10% que aumentará.

Quando analisados pelas condições econômicas, sociais e regionais, os números seguem um padrão semelhante à popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que ao vencer as eleições em outubro de 2018 convidou Sergio Moro, então juiz da operação, para ser seu ministro da Justiça.

Os empresários são os mais otimistas sobre o efeito moralizante da operação, mas os desempregados são mais pessimistas.

A região sul do país é mais favorável à continuidade da Lava Jato, enquanto que no nordeste, reduto de Lula, o apoio diminui um pouco.

E mesmo para quem expressa afinidade com o PT, a operação deve prosseguir, embora para 75% deles, a Lava Jato, que impediu que Lula disputasse a presidência, ainda não cumpriu totalmente com sua meta.

Agence France Press

Mais lidas

Flamengo e BRB impulsionam parceria
Arthur Lira: O catalisador da mudança
Ministro do STF manda soltar três integran...
...