No Senado, Weintraub diz que Enem foi alvo de ‘chuva de fake news’

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Ministro da Educação disse que erro em gráfica pode ter sido abafado em edições passadas.

 

Convidado pela Comissão de Educação (CE) do Senado para explicar problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta terça-feira (11) que a divulgação do resultado das provas de 2019 foi alvo do que chamou de “chuva de fake news”.

Ao descartar a possibilidade de fraude e reafirmar que o Enem 2019 foi o melhor da história, o ministro justificou por que não se pronunciou pessoalmente depois de identificado o problema. E esclareceu que optou pelo silêncio sobre a correção do Enem, “em respeito à Justiça, que estava avaliando o que houve”.

Aos senadores, o ministro da Educação disse que o erro se deu na gráfica na hora da impressão. Para ele, o mesmo problema pode ter acontecido em outras edições do Enem sem que ninguém ficasse sabendo.

“Não dá pra afirmar [sobre ter acontecido o mesmo erro no passado] nem que sim, nem que não, mas esse tipo de processo pode ter acontecido no passado”, justificou o ministro.

Inconsistência no Enem

Segundo Weintraub, ao interagir com internautas logo após a divulgação do resultado do Enem, ele mesmo percebeu que havia uma inconsistência no segundo dia de prova e alertou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os erros, ressaltou o ministro, foram corrigidos antes da abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Weintraub afirmou que todos os gabaritos dos mais de 5 milhões de inscritos foram checados e rechecados várias vezes utilizando os quatro gabaritos existentes e que, por isso, nenhum estudante foi prejudicado.

O ministro também disse aos senadores que as pessoas que procuraram o MEC para reclamar de problemas no exame foram divididas em três grupos: o primeiro formado por “militantes, que se faziam passar por um aluno, entravam colocando terror na rede, e a gente descartava”.

De acordo com o ministro, outro grupo era formado por pessoas “que não estavam entendendo o processo, e nós orientamos”. E o terceiro grupo, segundo ele, “foi o de alunos que foram mal, mas disseram que ‘a culpa era do Weintraub’. Os pais nos procuraram, nós checamos as provas e vimos que haviam tirado a nota mesmo”.

De acordo com o ministro, 5,1 mil estudantes – excluindo os treineiros – foram atingidos. “Estatisticamente o impacto foi irrelevante, mesmo assim o MEC entrou com um processo administrativo contra a gráfica.” Abraham Weintraub acrescentou que já foi aberto novo processo de licitação para a contratação de uma nova gráfica para a realização do exame de 2020. (Com informações da Agência Brasil)

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...