Campanha contra suicídio de jovens é lançada pelo governo federal

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Entre os pacientes jovens, entre 15 a 29 anos, o crescimento de internamentos por conta da depressão teve crescimento de 115% no período de 2015 a 2018.

 

O governo federal lançou, nesta terça-feira (17), uma campanha de valorização da vida e combate à depressão. Com o slogan “Se liga! Dê um like na vida”, o movimento integra o chamado Setembro Amarelo, mês que reúne diversas ações de prevenção do suicídio. Em todo o mundo, nos últimos 10 anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nova campanha é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Atualmente, segundo dados do governo, estima-se que 14 milhões de pessoas apresentem diagnóstico de transtornos ou sofrimentos mentais.

Entre 2015 e 2018, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou aumento de 52% no total de atendimentos ambulatoriais e internações ligados à depressão. Entre os pacientes jovens, com idades entre 15 a 29 anos, a alta no período foi ainda mais forte: de 115%.

Já, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que um dos focos da campanha é estimular o contato social.
”A campanha é toda em valorização da vida, em trazer as pessoas para o mundo real, para as coisas reais, para amigos, esporte, para a família, para contato e para que as pessoas tenham um olhar e percebam e ofereçam ajuda para essas crianças, pra esses adolescentes”, ressalta Mandetta.

 

Mais lidas

Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
Novos oficiais da PMDF: Prontos para o des...
...