Produtividade do Batalhão Ambiental e Combate à Desertificação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O Batalhão de Polícia Ambiental conclui o mês de maio com a produtividade em alta com 491 atendimentos. Isso resultou no resgate de 240 animais silvestres que foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Neste local, após a recepção do animal, os médicos veterinários e biólogos avaliam a condição com suporte laboratorial e fazem a marcação dele. Os resgates são realizados quando, por conta do aumento urbano, animais ficam encurralados e fora de seu habitat. Já as apreensões são fruto de crimes, normalmente tráfico interestadual e criação irregular de animais silvestres, que no caso, este mês, foram de 254 apreensões. O Batalhão ainda lavrou 70 Termos Circunstanciados de Ocorrência, registro de infração de menor potencial ofensivo, muito utilizado nas questões ambientais, embora existam ocorrências que deveriam ser legisladas com mais rigor.

Dia Mundial de Combate à Desertificação

Hoje, 17 de junho, é o Dia Mundial de Combate à desertificação, instituído pela Organização Mundial das Nações Unidas em 1995. A finalidade, segundo o Comandante do Batalhão Ambiental, Major Souza Júnior, “é conscientizar a população sobre os efeitos negativos que a seca pode causar a nível regional e mundial”.

Segundo o comandante, a Polícia Militar do DF teve papel fundamental no combate à crise hídrica de 2017 ao realizar a operação “Água Viva”, principalmente na bacia do Rio Descoberto. O BPMA verificou que, além da falta de precipitação pluviométrica (chuvas) outros fatores contribuíram para a crise, como por exemplo: captações ilegais de águas, desvios de cursos d’água, supressões de vegetações e perfuração de poços artesianos sem o devido controle dos órgãos de fiscalizações.

Outro fator determinante de preservação do solo, da qualidade e quantidade de água do DF é a coibição de assentamentos irregulares efetuadas pelo BPMA em todo DF, para o Major Souza Junior, “coibir as invasões ainda no início, como tem feito o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, é fundamental para a proteção de ambos os ativos naturais.

O trabalho diuturno da PMDF coíbe tais práticas pela lavratura de Tco’s, principalmente, nos casos de supressão de vegetação e pela realização de atividade potencialmente poluidoras ao Meio Ambiente. Enfim, a Corporação, efetiva ações de preservação do Meio Ambiente como uma instituição de atuação contínua e incansável a fim de propiciar solos e água de qualidade a toda sociedade que usufrui do Bioma cerrado no Planalto Central.

Fonte: PMDF

Mais lidas

CNC e parceiros assinam acordo
CLDF e Sesc: Parceria gastronômica
Polícia desmantela golpe de clonagem de si...
...