Segurança marca presença no fechamento do Carnaval

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Público estimado para os diversos blocos foi de 117 mil. Principais eventos aconteceram no Setor Comercial Sul, na Asa Norte e em Ceilândia.

 

As forças de segurança do Distrito Federal realizaram ações para garantir a segurança dos foliões no quarto e último dia oficial do Carnaval (terça-feira, 5). A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) registrou 41 Termos Circunstanciados (TCOs) na madrugada desta quarta (6) – 29 por porte de substâncias entorpecentes, oito por porte da arma branca e quatro por uso e porte de substância entorpecente.

Os principais blocos que se apresentaram foram a Baratinha, no Parque da Cidade; o Pacotão, na Asa Norte, e os blocos Carnamuseu, no Museu da República, além de Tetatrônica, Pega Ninguém, Sky Niemeyer e Calango Careta, no Setor Comercial Sul. Nesses últimos, houve pequenos tumultos que logo foram controlados pela PMDF. Na Baratinha foram entregues carteirinhas e pulseiras de identificação infantil.

Entre a noite de terça-feira (5) e a madrugada desta quarta (6), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou, no Paranoá, uma prisão em flagrante de embriaguez ao volante agravada por resistência à abordagem, desacato e lesão corporal. Não houve arbitramento de fiança, já que as penas dos crimes em concurso ultrapassam quatro anos, e a pessoa detida foi presa.

Em Santa Maria, foi registrado um Termo Circunstanciado por dano ao bem público praticado em uma estação do BRT.

Na última noite de Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) prestou 22 atendimentos. Uma das vítimas foi encaminhada ao Instituto Hospital de Base (IHB) e a outra, atendida nas proximidades do Hotel Nacional. Dois atendimentos foram por vítimas de arma branca, tendo sido um deles encaminhado ao Instituto Hospital de Base e o outro foi atendido em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Oito pessoas precisaram de atendimento por coma alcóolico e foram encaminhadas aos postos médicos da corporação. Após restabelecerem a consciência, foram liberadas. Seis pessoas foram atendidas por alcoolemia, uma crise asmática e três por desmaios.

Trânsito

As equipes de educação no trânsito do Departamento de Trânsito (Detran/DF) realizaram ações educativas nos blocos Baratinha, Pacotão e Carnaval no Parque. Os agentes fizeram 82 abordagens e autuaram 22 pessoas por alcoolemia e duas por não terem habilitação. Foram feitas ainda cinco remoções de veículos e 77 autuações por estacionamento irregular nas proximidades dos blocos, além de 112 autuações de casos como uso de celular ao volante, tráfego em locais proibidos e não utilização de cinto de segurança.

Entre as 15h e as 22h, o estacionamento público da Rua 31 Sul, em Águas Claras, ficou fechado para o desfile das escolas de samba. Das 11h às 2h, o estacionamento da Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas, em frente ao Primeiro Bar, permaneceu fechado para a o Melhor Carnaval do Primeiro, na Primeira Avenida do Sudoeste.

O bloco Menino de Ceilândia necessitou de organização do trânsito no Setor M Norte, das 15h às 22h. A concentração dos foliões foi na CNM 01 – via N1 e houve deslocamento do bloco no trecho que contorna as quadras QNM 5, EQNN 6/8 e QNM 13, a partir das 17h.

No Parque da Cidade, a via de contorno ficou em sentido anti-horário no trecho entre as quadras 906 Sul e 911 Sul, das 14h às 2h, por conta do Carnaval no Parque, realizado no Estacionamento 9.  Também no Parque da Cidade, nas imediações do estacionamento do Parque Ana Lídia, houve intervenção no trânsito, que ficou em sentido único anti-horário das 15h às 21h, em função do desfile do bloco Baratinha.

 

Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Foto: Divulgação/GDF

Mais lidas

Transforme sua saúde: Bioimpedância acessí...
SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Pr...
França e União Europeia preocupadas com a ...
...