Tour pela Europa: Lula em busca de recursos para a Amazônia ou para as eleicões?

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará pela Europa durante 12 dias. O tour será muito importante para o PT, digo, … para o Brasil.

Por Maurício Nogueira

A primeira dúvida que pairou na minha mente foi: será que o lider petista vai em busca de recursos para a Amazônia e seus índios ou ele buscará verbas para o PT enfrentar as urnas eleitorais.

Oficialmemte, a agenda de Lula prevê que entre os dias 5 e 7 de março, ele estará em Genebra, na Suíça, para reuniões e encontros com lideranças e representantes do movimento sindical e social e no Conselho Mundial de Igrejas.

Na ocasião, haverá o Festival Lula Livre em Paris, no Teatro do Sol, às 19h30, na próxima terça-feira (3), quando o ex-presidente deve se reunir com lideranças locais. Que palanque, hein?

E, ainda, dos dias 7 a 11 de março, em Berlim, na Alemanha, para reuniões com movimentos sindicais e sociais.”

Suíça e Alemanha têm sindicatos muito “potentes”, financeiramente, raciocinando. Não é mesmo?

Assessores?

O Diário Oficial da União (DOU) informou, nesta quinta-feira (27), inclusive o afastamento de quatro assessores que estão autorizados a acompanhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um “tour” de 12 dias pela Europa.

Ainda neste mês, o petista se encontrou com o Papa Francisco, no Vaticano. Foi ter com o Papa Francisco um colóquio sobre Amazônia e índios. Segundo assessoria, falaram sobre um mundo mais justo e fraterno. Ah! Lembrei. Lula deu uma imagem, não,  uma foto de um índio para o Papa.

É, Lula esteve muito, muito preocupado com ambas as agendas (Amazônia e índios) ao longo de toda a sua vida política. Quem se lembra? É verdade. E, claro, a fome no mundo. Alguém se lembra do Programa Fome Zero? Ah, tá…

Em tempo, Lula deu uma passadinha na sede do maior sindicato italiano, a Confederação Italiana do Trabalho, entidade que demonstrou seu apoio ao que chamou de “presidente trabalhador”, tendo protestado contra sua prisão em vários momentos.

Essa será a segunda viagem do líder petista desde que saiu da prisão, em novembro do ano passado. Afinal, ele sempre gostou de umas viagens. Quem se lembra? Em busca de recursos para o PT, NÃO, o PT não, para o Brasil, pô. Ponto.

Despesas de assessores  do nosso bolso?

As despesas dos assessores que acompanharão Lula serão custeadas pelos nossos recursos públicos. Aquela tal viúva  que se dizia em tempos remotos. Do seu, do nosso bolso.

A autorização foi dada pelo secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República. Um direito adquirido, que o lider trabalhador e ex-presidente não perdeu.

O ex-presidente também  informou à Justiça que deverá se ausentar do país logo no começo de março e voltará entre os dias 11 e 12 para o Brasil.

Dos quatro assessores, apenas um, de acordo com o DOU, irá compor a equipe de segurança e apoio pessoal do ex-presidente. Os demais farão parte da equipe de assessoria de Lula.

Sim, Lula precisará de muitos assessores. A missão é “importantíssima” para o PT, digo, para  Brasil. Ou nao?

 

Mais lidas

Lira instiga maior engajamento de Lula na ...
CNC e parceiros assinam acordo
CLDF e Sesc: Parceria gastronômica
...